Os quistos nos ovários podem formar-se por diversas razões.

O tipo de quisto mais comum é o quisto folicular, que se forma a partir de um folículo. Um folículo é uma bolsa normal de líquido que contém o óvulo. Os quistos foliculares formam-se quando o folículo cresce mais do que o normal durante o ciclo menstrual e não se abre para libertar o óvulo.

Normalmente os quistos foliculares desaparecem espontaneamente ao longo do mês. Os quistos podem conter sangue (quistos hemorrágicos) proveniente de pequenos vasos sanguíneos de dentro da bolsa do óvulo.

Outro tipo de quisto do ovário que está relacionado com o ciclo menstrual é o quisto lúteo. O corpo lúteo é uma parte de tecido dentro do ovário que desponta após o folículo libertar o óvulo.

Se não houver gravidez o corpo lúteo tende a separar-se e desaparecer, no entanto pode permanecer como quisto no ovário, com fluido ou sangue. O quisto pode encontrar-se apenas de um lado e não apresenta quaisquer sintomas.

Ocasionalmente os tecidos do ovário desenvolvem-se anormalmente para formar outros tecidos como cabelo ou dentes. Quistos que tenham estes tecidos são denominados de quistos teratomas ou dermoides benignos.

A endometriose é uma condição em que as células que normalmente crescem dentro do útero, crescem fora dele. O ovário é um sítio comum de ocorrer endometriose. Quando a endometriose se desenvolve no ovário a zona do tecido endometrial pode crescer e sangrar com o tempo, formando um quisto castanho chamado de endometrioma ou quisto de chocolate.

Tanto os tumores benignos como malignos do ovário podem conter quistos. Essa condição é conhecida por síndrome poliquistico dos ovários, caraterizado pela presença de vários quistos em ambos os ovários. Esta síndrome encontra-se ligada a problemas hormonais, sendo a causa mais comum a infertilidade da mulher.

Infeções nos órgãos pélvicos podem envolver os ovários e trompas de Falópio. Em casos graves podem surgir quistos que se desenvolvem à volta do ovário e das trompas, são chamados de abcessos.

Sintomas dos Quistos no Ovário

A maioria dos quistos do ovário não é sentida e resolvem-se sem que a mulher dê por eles. Quando um quisto causa sintomas, dor na barriga ou pélvis, não é um quisto comum. A dor pode ser causada por:

  • Rutura do quisto
  • Crescimento rápido
  • Sangramento do quisto
  • Enrolamento do quisto à volta do seu vaso sanguíneo (torsão)

Se um quisto atingir um tamanho grande, podem surgir outros sintomas devido à pressão ou distorção de estruturas anatómicas próximas. Estes sintomas podem incluir: inchaço abdominal, indigestão, sensação de enfartamento após comer pouco, sentimento constante de defeção, dificuldades intestinais ou ainda dores durante o ato sexual.

16 COMENTÁRIOS

  1. bem eu estou preocupada porque me foram detectados 2 quistos e eu não sei bem o que se passa e começo a ficar preocupada com certas coisas que leio e que não sou a unica pessoa da minha familia a ter este problema gostava que me podessem ajudar.Já que a minha medica não me consegue dar uma resposta acerca daquilo que eu tenho.

  2. a minha mulher tem vinte e nove anos tem dois filhos e neste momento não está a conseguir engravidar, fez a ecografia e disseram-lhe que tem um quisto no ovário em desenvolvimento. o que fazer?

  3. tenho 2 quistos nos ovarios esquerdo e direito, sinto muita dor be bexiga principalmente quando os quistos estão em movimento, ajudem me por favor, ja não sei oque fazer.

  4. Tenho minha Mae con setenta e nove anos foi dectatado que ten quistos nos ovarios. Minha Mae teve sempre uma grande barriga e estomago sera que o ter os kistos faria efeito para esse inchado de barriga ? À medica disse que t’en que fazer uma chiurgeria ? Ela Diz que por vezes t’en d’ores de barriga sera que t’en mesmo ocorrer à chiurgeria con à idade que t’en ?

  5. Tenho 46 anos e gostaria muito de ter um terceiro filho. Deixei de tomar a pílula em Janeiro 2014 e em Julho foi-me detectado um quisto no ovário direito. No entanto nunca senti qualquer desconforto devido á sua existência. A minha menstruação veio no dia 25 de Setembro e novamente dia 13 de Outubro, três dias depois do meu período fértil. Foi tão pouco e por dois dias que nem sei que pensar. Entretanto comecei a sentir os seios muito sensíveis, dores e fisgadas baixo ventre, a boca constantemente seca e áspera. E idas á casa de banho mais frequentes que anteriormente. Suspeito que possa estar gravida, mas o meu Gineco informou que já era difícil devido á idade, com o surgimento do quisto passaria a ser impossível!!!!Já alguém passou por experiência idêntica??

  6. Peco ajuda,tenho quisto no lado esquerdo e direito mais a minha medica diz que nao e tao grave porque ainda sao 2mm.tenho 32anos e ainda nao tenho filhos.

  7. Acabei de descobrir que tenho quisto nas trompas… Minha menstruação atrasou 45 dias e fiquei preocupada agora ela desceu que parece que to com hemorragia e sinto dores no pé da barriga e debaixo das costelas como se algo estivesse ali e minha barriga está enorme já fiz teste de gravidez e deu negativo graças a Deus pois tenho dois filhos e não pretendo ter mais… Será preciso cirurgia?

  8. preciso de ajuda! tenho 27 anos e não tenho filhos ainda Tenho 3 quistos, um no ovário esquerdo e 2 no ovário direito, o dr diz que não é nada grave e que podem desaparecer com o tempo ou quando eu engravidar eles podem cair, mas eu sinto coisas estranhas do lado do ovário direito aonde estão os dois quistos. Ele recomendou-me apenas pílulas… será que isso irá impossibilitar-me de ter filhos? Estou assustada, muito assustada pois quero ter filhos para o ano.

  9. A minha esposa ja foi submetida a uma operacao e operaram o quisto mas como a medicina em Angola deixa muito a desejar queriamos muito ajuda de profissinais pois em Angola ninguem faz nada so dizem que ta tudo bem .queremos fazer filhos e nao sabemos quais os passos a seguir.porq ja tentamos varias vezes engravidar e ate agora nada.ja fizemos varios tratamento e nao temos resultado por favor ajudem-nos

  10. Tenho 23 anos.descobri que tenho 2 quistos um no lado direito e outro no lado esquerdo,ainda sou nova e sinto muito medo,tenho sentido muitas dores na bexiga e me doi o pe.por favou ajudem me.o Doctor encomendou me apenas pílulas.sera que não vou ficar inpossibilitada de fazer filhos???

  11. Preciso de ajuda! Tenho 28 anos,ainda ñ tenho filho passei por uma miomectomia para retirar 2 Miomas faz um ano, tres meses dpois disseram q tinha mais um quisto, fiz a medicaçao de Medroprogesterona durante quatro meses e o mesmo desapareceu. A pós cinco meses fui agora dia 25 do corrente mês a consulta e após uma ecografia Intravaginal descobriram q tenho novamente 2 quistos folículos de 14 mm no ovário esquerdo. Faz 3 meses q tento engravidar e ñ consigo!

    Os mesmos podem estar a impedir q eu engravide?
    De acordo ao tipo de quisto e o tamanho, terei q passar por mais uma cirurgia para retirada dos mesmos?
    Q providências devo tomar para além da medicação de Etinilestradiol + Levonorgestrel q me foram receitado?

  12. Olá querida, antes de mais nada quero dizer que sinto muito já passei por está sítuaçâo e é realmente preocupante. Há mesês atrás tive este mesmo problema mas graças a fé em Deus hoje em dia estou bem, foi um processo muito longo tive que passar em vários médicos,muitas vezes pensei até mesmo em acabar com a minha vida porq realmente não sabia o que fazer! Eram tantas indas e vindas ao hospital que eu achava que aquilo nunca chegaria ao fim, a minha familía também já tinha perdido a esperaça práticamente eu era alguém que as pessoas olhavam e dizia prontos ela já nâo tem solução mais felizmente Deus ouvio os meus choros e meteu as mãos dele em mim e desd então começei a seguir com a medicação devidamente e quando menos esperei fiquei boa e tudo graças a Deus ( jeová)

    Querida não perca a fé eu tenho a certeza que Deus nosso senhor vai dura você fofa

    desejo rápidas melhora e que de hoje em diante tudo corra bem pra ti…Bjs

  13. Boa tarde vim a descobrir que tenho um quisto no lado esquerdo e não estou a conseguir engravidar queria saber se isto afeta a gradivez e outros problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here