Mesmo sabendo que as primeiras semanas dão muito trabalho para cuidar de um recém-nascido a mãe também tem de passar por um período de recuperação pós-parto. Tem de dar tempo para a vagina sarar além de perder o excesso de peso acumulado durante os 9 meses de gravidez.

Dar à luz é um evento muito importante na vida de uma mulher, tanto fisicamente como emocionalmente. Os 9 meses de gravidez culminam num trabalho de parto deixando a mãe exausta a vários níveis.

Recém Mamã Recuperação Pós-Parto

Dicas Para Recuperação Pós-Parto

O pós-parto é essencial tanto para a mãe como para o bebé. Se a mãe não estiver bem fisicamente e mentalmente não poderá cuidar do bebé, assim o primeiro passo para a recuperação pós-parto passa por compreender como curar o seu sistema reprodutor.

Curar a Vagina e Anexos

Aquando do parto a vagina tem de esticar significativamente para o bebé poder sair; e por vezes é feita uma pequena incisão pelo obstetra para permitir mais espaço para o bebé sair pela abertura da vagina.

Após o parto, essa incisão feita na vagina, o obstetra cose a incisão para ajudar a curar mais rapidamente. No entanto a mãe terá de ter cuidados com essa zona para não contrair nenhuma infeção.

  • para evitar a infeção a mãe deve manter a zona da vagina sempre limpa; deve usar pensos higiénicos ou mesmo uma bola de algodão embebida em antissético. Pode também aplicar gelo na zona afetada para ajudar a reduzir a inflamação.
  • a vagina curar-se-á naturalmente em algumas semanas, por isso tenha cuidado para manter a zona sempre limpa.

Perder Peso Após Parto

A principal perda de peso pós-parto ocorre naturalmente; durante a gravidez a mulher ganha entre 9 a 18 kg ou mais. Algum deste peso é perdido imediatamente durante o parto (cerca de 5 kg, incluindo o peso do bebé, placenta e sangue uterino).

Nas semanas seguintes ao parto irá perder mais peso, pois a retenção de água durante a gravidez começa a desaparecer. As recém mamãs urinam duas vezes mais e sua constantemente como forma de se livrar desse excesso de água.

Após este processo muitas recém mamãs começam uma dieta e regime de exercício físico para eliminar o restante excesso de peso.

Contrações Após Parto

No pós-parto irá sentir contrações uterinas, pois o útero irá tentar voltar ao seu tamanho normal de cerca de 57 gramas. Este processo pode demorar cerca de 4 semanas. Ocorrem também alterações químicas no útero, dando origem a uma descarga sanguínea.

Pratique Exercício Físico

O exercício físico ajudará a eliminar o excesso de peso ganho durante a gravidez, e aumenta as endorfinas que irão melhorar o humor da recém mamã enquanto cuida do bebé.

Apoio dos Familiares

Cuidar de um recém-nascido é exaustivo tanto a nível emocional como físico, e não deve ser feito sozinha. Outro par de mãos a ajudar é ótimo.

Consultas Regulares Com Ginecologista

Além do processo de recuperação pós-parto, também há que cuidar da parte emocional. Ao ter consultas regulares com ginecologista além de verificar se está tudo a correr bem no seu processo de cura, também poderá falar com ele sobre seus sentimentos.

COMPARTILHAR
Artigo anterior8 Alimentos Para Limpar Seu Organismo
Próximo artigoDicas Caseiras Para Eliminar Gordura Abdominal

1 COMENTÁRIO

  1. […] pós parto é essencial para as recém mamãs, há que fazer uma alimentação leve, equilibrada e de fácil […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here