Em Portugal uma das tradições mais antigas é dar amêndoas. Mas porquê dar amêndoas na Páscoa?

As amêndoas estão ligadas à troca de lembranças entre o padrinho ou madrinha com o seu afilhado. Antigamente dava-se o folar da Páscoa, sendo que essa tradição tem vindo a ser trocada por outras prendas, sendo a oferta de amêndoas a principal.

Dar e receber amêndoas não é só entre padrinhos e afilhados, são também trocadas com outros membros e amigos da família, sendo que na mesa do dia da Páscoa esta guloseima está sempre presente.

Há ainda outro significado da amêndoa durante a Páscoa, o simbolizar dos ovos da Páscoa, que por sua vez significa nascimento e vida, logo estará associado à Ressureição de Jesus Cristo.

Os católicos praticantes acreditam que a amêndoa possa simbolizar Jesus Cristo, isso porque Jesus Cristo tem uma natureza divina escondida por detrás da sua natureza humana, o mesmo acontece com a amêndoa (tem o interior e a cobertura).

Tipos de Amêndoas

São vários os tipos de amêndoas que se podem oferecer na Páscoa. Existem amêndoas cobertas com chocolate, às cores, com licores, com açúcar em pó, cobertas com mel, estaladiças, torradas, sem açúcar, em trunfas, entre outras.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMensagens e Frases Para Enviar no Dia do Pai
Próximo artigoNo Dia do Pai Surpreenda o Seu Pai

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here