Em todo o mundo, a realidade é a seguinte: as mulheres tomam a pílula por muitas razões, não só como método contracetivo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, tomar a pílula não significa, necessariamente, ter uma vida sexual ativa que requer a prevenção da gravidez. São vários os estudos que apontam as diferentes causas para que jovens comecem a tomar a pílula, nomeadamente:

•    Redução das cólicas ou de dores menstruais
•    Regularização do período menstrual
•    Tratamento da acne
•    Tratamento da endometriose

Estima-se que existem cerca de 800 000 mulheres em todo mundo que nunca tiveram relações sexuais e tomam a pílula.

A verdade é que em algumas comunidades religiosas, por exemplo, é fortemente criticado o uso da pílula, contudo falta que estas mesmas comunidades entendam que a pílula não é somente um método contracetivo, mas também um método de tratamento de vários problemas.

37 COMENTÁRIOS

    • A pessoa mais indicada para lhe indicar qual o contracetivo a utilizar será o seu médico de família nas consultas de planeamento familiar.
      Ligue para o seu centro de saúde da área residente a perguntar como proceder para ter uma consulta desse género.

      Lá por se chamar “planeamento familiar” não significa que é para conceber um filho.

  1. A pílula tem por norma ser distribuida através de receita médica, aconselhamento médico.

    Deve ser indicada por médico de família ou ginecologista.

    Novamente, peça informações num Centro de Saúde, ou numa farmácia.

  2. Sofia, o médico de família ou genecologista é o mais apropriado para esse tipo de aconselhamento. Fique tranquila que as consultas ficam em sigilo médico, pois é um direito que o paciente tem!

  3. Sou portadora de endometriose e a pilula também serve para controlar a doença,quando tomada continua mas não são todas só as indicadas pelo medico.

  4. não esquecer que a pilula tambem pode causar serios disturbios hormonais se não for a indicada para a pessoa, dai ser importante o aconselhamento pelo medico de familia que conhece o nosso historial… além disso, para quem tem uma vida sexual activa a pilula não protege das DST´s pelo que, convem juntamente com a pilula utilizar por exemplo um preservativo… infelizmente, ainda hoje em dia com a quantidade de informação que existe, todos os dias surgem novos contyagios de dst…
    lá está…. mais uma vez, consultem o medico de familia, e vão as consultas de planeamento familiar, que existem para todas as pessoas com actividade sexual, ou não… e ainda são gratuitas

  5. é possivel perdermos o desejo sexual ao tomar a pilula? 🙁 tomo uma pilula que acabou com o ciclo menstrual por completo ou seja desde que comecei a tomar esta pilula actual aconteceu que o periodo nunca mais veio ja desde Setembro do ano passado e acabou por me tirar o pouco apetite sexual que tinha!
    comuniquei a minha genicologista,ela diz que a tal pilula é assim é muito forte e que é normal nao me vir o periodo,por isso nao tenho hormonas sexuais! acham normal???? pois a mim me faz muita confusao isto tudo!

  6. ola, tenho 19 anos e tomo a pílula quase à uma ano. Comecei a tomar para que as dores menstruais fossem menores e para regular o ciclo menstrual. Na altura dirigi-me ao planeamento familiar e foi uma enfermeira que me indicou a Mercilon até hoje não tive qualquer problema com a pílula, pelo que sei é um pouco forte. No meu caso não comecei a tomar como método contraceptivo, pois ainda não iniciei a actividade sexual.

  7. alguem tem queixa da pilula de nome harmonet?
    foi receitada pela médica de familia e já tomo há alguns anos mas ultimamente tenho notado algumas alteraçoes e n sei s terao haver com a pilula.

  8. Ola tomo a pilula a 3 anos e nunca tive problemas com esta pilula e tomo-a correctamente so que este mes nao me veio o periodo o que achei super estranho mas no entanto veio-me 2 vezes uma coisa castanha muito muito escura n sei se isto sera normal ou se terei de mudar de pilula.

  9. @m22 e Faby

    A nossa recomendação é consultarem o vosso médico e questionarem-no sobre essas dúvidas.
    Ninguém melhor que o médido para vos esclarecer.

  10. Resposta à duvida da Juliana.

    Juliana insiste com a tua ginecologista em trocar de pilula ou muda para outra com uma mente aberta. Eu tambem tive o mesmo problema com a minha namorada e percorremos 5 ginecologistas até encontrar a solução do problema que foi simplesmente deixar de tomar a pilula. Infelizmente recebemos muitas respostas a dizer que era simplesmente normal acontecer a falta de desejo. Como deves saber o corpo da mulher varia muito e o efeito é sempre incerto, mas tal nao deve acontecer a nao ser que existam outros problemas relacionados. O que no meu caso nao existia mais nada. Quando se deixou de tomar a pilula o desejo sexual voltou de imediato para alem de outros sintomas como dores de cabeça, dores nas pernas e cansaço excessivo terem desaparecido.

    De qualquer das formas nao tomes nenhuma decisao sem ser dada pela tua medica, contudo nao te conformes com essa decisao.

  11. Meninas e senhoras muito cuidado com a pilula, eu tomei muitos anos e nunca tive problemas , mas ao ano atras fui obrigada a deixar de tomar porque tive uma trombose (TVP) e tudo indica que foi da pilula……

  12. Eu, infelizmente não posso tomar a pilula porque o meu organismo rejeita! Sinto enjoos, nauseas, enfartamento, fome imensa, e muito mal estar aquando da toma! quando paro sinto-me lindamente so que ha uma coisa que não de controla que é o surgimento de pequenas espinhas e dores menstruais fortes! O que devo fazer?

  13. Eu tomei durante muito tempo a mercilon e tenho a dizer que não é nada forte. Antes pelo contrário. Depois de ter as minhas filhas tomei sempre a cerazette e continuo a tomar até hoje. E Faby não tomou nenhum antibiótico que possa ter quebrado o efeito da pilula? Essas perdas sanguineas acastanhadas podem indicar que a pilula perdeu o seu efeito ou até mesmo podem indicar gravidez.

  14. Ora exactamente ! Eu comecei a tomar a pílula aos 14 anos porqe tenho ovários poliqísticos, o q me poderia tornar infértil se eu não começasse o tratamento desde cedo.. (tratamento esse q teria de começar com a pílula, pois eu nem seqer tinha menstruação até essa altura).

  15. Mas o uso da pilula, durante muitos anos seguido, sem pausas, nao e nada bom, prk se quiseres engravidar, tens que esperar um bom tempo para ate o teu ciclo voltar ao normal!!! Certo

  16. A pílula tem vantagens e desvantagens e os médicos raramente ou nunca nos informam sobre estas.. há pouco tempo recomecei a tomar a pílula, após ter parado por algum tempo, e passados uns meros 20 dias apareceu-me uma trombose venosa profunda na perna direita. E acreditem ou não foi causado pela pílula. Este problema nas veias é muito sério uma vez que se o trombo se deslocar e atingir os pulmões/coração causa morte instantanea. Neste momento estou a fazer um tratamento de 6meses, tenho de tomar medicação todos os dias e usar uma meia especial durante 2anos para recuperar totalmente. Se não recuperar como deve ser, segundo os médicos corro o risco de me amputarem a perna. Happy days. Obviamente que se não tivesse um histórico de problemas de sangue que correm nas veias da minha família, a pílula provavelmente não me teria causado este problema. Sem querer assustar ninguém mas já assustando, peco desculpa, mas queria apenas alertar a quem ler o comentário que se devem informar bem sobre a pílula antes de decidirem se a tomam ou não. xx

  17. Há uns dias li num texto que a pilula pode causar esquecimento =/…por exemplo, em relação a ir a uma festa, as senhoras que tomam a pilula, mas tarde vão lembrar apenas os momentos mais marcantes, ao contrário das que tomam, que vão lembrar muitos dos promenores. Será???!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here