O adoecer do corpo está intimamente relacionado com o sistema nervoso e com as emoções. Devido à ligação corpo-mente, a Saúde Mental reflecte-se na Saúde Física e por isso há doenças de pele que são a ressonância de perturbações emocionais e de elevados níveis de stress.

A pele é bastante sensível às emoções e é importante saber ouvi-la. Talvez, por isso, se diga em algumas situações que “as emoções estão à flor da pele”. O stress psicológico é impulsionador no surgimento e no agravamento de doenças infecciosas, inflamatórias e auto-imunes. O sistema imunitário fica mais frágil e tem dificuldade em reagir positivamente à doença.

As repercussões incidem em inúmeras inflamações da pele, como por exemplo, o prurido que varia de intensidade conforme os níveis de stress. Entre as doenças de pele citadas, estão a dermatite ou eczema atópica, a dermatite seborreica, a psoríase, a acne, a rosácea, a urticária, o herpes simples, entre outras.

Das diversas doenças de pele acima assinaladas, destaca-se a psoríase, como uma das inflamações crónicas que estabelece uma relação significativa com os distúrbios emocionais. Por este motivo, a psoríase pertence ao grupo das psicodermatoses que afecta homens e mulheres na adolescência e na vida adulta.

É fundamental identificar quais os factores emocionais que estão na origem destes problemas de pele. Na psicoterapia psicanalítica compreende-se que os sintomas deste tipo de problemáticas são a expressão de um intenso mal-estar psicológico, muitas vezes, inconsciente. Na psicoterapia, entre muitos outros assuntos, procura-se conhecer a causa do aparecimento do sintoma. É através do tratamento da causa que se consegue diminuir e resolver o sintoma.

Cuide de si, valorize a sua Saúde Mental!

Sofia Soares Pereira

Psicóloga Clínica e da Saúde

www.sofiasoarespereira.com

www.facebook.com/SofiaSoaresPereira

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA Melhor Forma de Aplicar Produtos no Cabelo
Próximo artigoComo Queimar Mais Calorias?

7 COMENTÁRIOS

  1. Rosa Torres

    li o artigo com mt atenção e concordo com o que se diz sobre o stress e a dermatite ou eczema atópica, a dermatite seborreica pois tb eu sofro disso, mas há que assinalar que não são só essas as doenças causadas pelo stress, existe uma, de que mt pouca gente fala e desconhecida da maioria das pessoas, a fibromialgia, doença mt dolorosa e sem cura, da qual eu sofro desde os 29 anos e só às 50 me foi diagnosticada, devido à minha persistência junto dos médicos, pois eles diziam que as dores estavam relacionadas com a coluna à qual fui operada aos 45 anos e hoje sou uma mulher cheia de placas de titânio e parafusos, claro que havia motivos para essa cirurgia que pecou por tardia, é o sistema de saúde que temos,. Também é verdade que o artigo fala sobre doenças da pele, mas seria bom que se abordasse de uma forma mais abrangente de que o stress é causador das doenças mais improváveis, e que muitas mulheres sofrem como eu sofro e poucos médicos dão atenção, pois durante muitos anos fui chamada d maricas por me queixar de dores em todo o corpo e de sofrer de uma depressão há 24 anos altura em que dei à luz 2 meninas gémeas e já com 2 filhos e um deles uma menina ter apenas 22 meses, tudo junto degenerou nas doenças de que hoje sofro, mas se fossem reconhecidas atempadamente hoje seria uma mulher mais saudável e feliz. Acrescento que estou a ser acompanhada no Instituto de Reumatologia de Lisboa e tenho acompanhamento psicológico, pois eles mesmo não sabem ainda o porquê desta doença, apesar de 3 dos motivos que a causam já terem sido descobertos, e um deles é precisamente o stress, que nos leva à depressão e pode ser fatal. Deixo o meu testemunho, e mulheres amigas que sofram de dores musculares nos braços, peito, pernas principalmente jt dos joelhos e pés, p.f confrontem o vosso médico e se preciso for dêm um murro na mesa que foi o que eu fiz, tarde demais infelizmente mas com resultado, Os médicos não são donos da verdade absoluta e infelizmente muitos o são por dinheiro e não por vocação. Bem Hajam.

  2. Maria Celeste Silva

    Claro, grande e intensa verdade

  3. Sofia Soares Pereira

    Cara Sra. Rosa Torres,
    Concordo com o que escreveu. De facto, o corpo é totalmente influenciavel pelo estado da nossa saúde mental e por isso existem várias doenças que são psicosomáticas, como é o caso de algumas referidas no artigo e outras que foram referidas por si. Por vezes ou quase sempre, a psicoterapia e o acompanhamento psicológico são das últimas especialidades a ser procuradas pelos pacientes que apresentam essas queixas. Normalmente, os pacientes procuram causas orgânicas e descartam a forte hipótese de a causa ser do foro psíquico. Em breve, escreverei outros artigos com mais informações sobre o assunto.
    Cumprimentos,
    Sofia Soares Pereira
    Psicóloga Clínica e da Saúde
    http://www.sofiasoarespereira.com

  4. Luis Miguel Jesus Estanqueiro

    O stress, as emoções e as doenças de pele – O adoecer do corpo está intimamente relacionado com o sistema nervoso e com as emoções. Devido à ligação corpo-mente, a Saúde Mental reflecte-se na Saúde Física e por isso há doenças de pele que são a ressonância de perturbações emocionais e de elevados níveis de stress. A pele é bastante sensível às emoções e é […]. Faça um GOSTO e PARTILHAR

  5. Fernanda Mota

    eu que o diga (tenho um coso em casa um menino de 10 anos)

  6. Heliodoro Freitas

    Há sempre uma causa para tudo. Também existe forma de melhorar a saúde.

  7. Heloisa Silva

    eu sei…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here