Quer ir ao ginásio mas não tem tempo, ou falta-lhe a vontade por alguma razão? Pode começar por dizer a verdade a si mesmo: eu não vou ao ginásio porque não quero. Qualquer pessoa adulta que tenha feito o compromisso consigo mesmo de ir ao ginásio eventualmente acaba por ficar sem motivação. Isto resulta geralmente de um problema que é facilmente resolvido: a preguiça. As boas notícias é que o que custa é o primeiro mês. Assim que o ginásio fizer parte da sua rotina diária não lhe irá custar nada fazer exercício físico.

Já disse em artigos anteriores que quem quer emagrecer e perder barriga tem que fazer exercício físico. Muitas pessoas optam por ir ao ginásio pois é uma forma de fazer um exercício completo e supervisionado por um profissional.

motivar ginasio

Truques para ganhar motivação

Se quer motivar-se a ir ao ginásio existem pequenos truques que funcionam como estimulantes para contrariar a sua falta de vontade.  Mas nada disto funciona se não tiver vontade de ver resultados a aparecer. Se não fizer realmente um compromisso com o seu corpo dificilmente estes truques resultarão.

Estes truques funcionaram comigo em ocasiões diferentes, mas poderão não funcionar consigo. Recomendo que os leve a sério para o máximo de resultado.

Truque do papel

A minha primeira motivação para não faltar ao ginásio foi imprimir um papel com a mensalidade do meu ginásio (41,25€) em letras muito grandes. Imprimi cerca de 4 folhas e coloquei em sítios estratégicos:

  • Em cima do espelho, para ser obrigado a olhar diariamente
  • Na porta do frigorífico para me lembrar todas as manhãs
  • Na mesinha de cabeceira para quando for desligar o alarme
  • No carro (muitas vezes entrava no carro e ia dar uma volta ao parque em vez de ir ao ginásio)

Estes foram os locais que escolhi. Muitas pessoas estranharam a existência desse papel, mas quando expliquei a razão gostaram da ideia. Uma boa motivação para ir ao ginásio!

Truque da recompensa e do pensamento positivo

Chegou a uma altura em que comecei a dar por mim a pensar nos pontos negativos de ir até ao ginásio:

  • Tinha de me equipar e correr na passadeira, não gosto nada de correr a olhar para nada
  • Tinha de ver meia dúzia de pessoas com corpos fabulosos e eu ainda a lutar contra os meus pneus
  • Tinha de aguentar cerca de uma hora num espaço fechado, quente e a suar

Estes pensamentos invadiam-me diariamente, cerca de dez minutos antes de ter de ir para o ginásio. Acabei por fazer algo muito simples que me trouxe resultados, o truque da recompensa e do pensamento positivo. Eis alguns exemplos:

  • Comecei a fazer vinte minutos de jacuzzi: se me dedicasse no treino poderia depois ir ao banho turco, caso contrário não
  • Se fosse todos os dias propostas ao ginásio poderia fazer duas massagens por mês, caso contrário não poderia
  • Comecei a socializar com algumas pessoas e todos os dias elas me perguntavam se estava a cumprir os objectivos e que diziam que estava no bom caminho se continuasse motivado
  • Se nesse dia fosse ao ginásio poderia tomar café, caso contrário não (eu ADORO CAFÉ!)

Isto são alguns exemplos que eu arranjei e que pus em prática, mas existem muitas outras recompensas que fazem mais sentido para si e menos sentido para mim. É uma questão de ser criativo.

Truque do encontro para treinar

Marque uma hora com um treinador ou com um colega seu no ginásio. Assim o seu subconsciente irá quase obrigá-lo a comparecer, mesmo que seja contra a sua vontade. Irá sentir-se mais motivado para ir ao ginásio, mesmo que isso fosse o plano menos aliciante para o seu dia.

Dica: não fique com o número de telemóvel do seu colega ou do seu treinador, senão irá sentir-se tentado a enviar uma mensagem a cancelar o seu compromisso.

Procure novas aulas

Se está descontente com a sua ida ao ginásio apenas para malhar como dizem os amigos do Brasil, experimente novas aulas:

  • Aulas de artes marciais (são excelentes treinos de força e resistência!)
  • Pilates
  • Ginástica
  • Hidroginástica
  • Entre outras…

É tudo uma questão de ser criativo e arranjar formas de se motivar a ir ao ginásio. Não é difícil, basta fazer um compromisso com o seu corpo e parar de fazer desculpas! Em breve irei fazer outro artigo onde falarei de outras formas de me motivar a ir ao ginásio.

2 COMENTÁRIOS

  1. Guga

    Obrigadão pelas dicas, vou hoje fazer a inscrição, vamos lá ver se vai correr bem (;
    Abraço!

  2. […] forma, hoje vamos falar um pouco de hidroginástica! O ideal é que você pudesse ir até uma academia e com o auxílio de um bom profissional ter […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here