Parabéns! Pode estar grávida de três semanas! Bem-vinda ao estranho mundo da «matemática da gravidez» onde de alguma forma, 40 semanas encaixam em apenas nove meses e onde a gravidez começa duas semanas antes mesmo de ter feito «O Acto»!

O que está a pensar?

“Estou tão preparada para isto! Estarei preparada para isto?! Sim, sim, eu sou uma pessoa forte, confiante e capaz. Espera! Estarei maluca?! Não posso acreditar que posso ser mãe de alguém!”

O seu corpo

Se se sente cansada nesta semana, ou se está convencida que os seus peitos estão doridos, ou que estão já a aumentar de tamanho, pode não ser só invenção da sua cabeça. São ambos sinais precoces de gravidez. Pode estar a ter grandes alterações de humor (pelo menos de acordo com o seu parceiro, porque para si, está a ser racional e equilibrada ). Isto deve-se às hormonas que estão a correr tal qual Vanessa Fernandes pelo seu corpo. Essas hormonas são também responsáveis pela inimaginável exaustão que que poderá sentir a todas as horas do dia.

Essa vontade urgente de urinar a cada dez minutos é também um sinal de gravidez. Infelizmente, continuará a fazê-lo com esta irritante frequência durante as próximas 37 semanas.

Pode ainda sofrer esta semana, a primeira vaga de enjoos matinais. Assim que o teste da próxima semana der positivo, vai aperceber-se que afinal não era a condução do seu companheiro que a estava a fazer sentir-se mal (provavelmente deverá pedir-lhe desculpa!). Sem dúvida que também não ajuda, o facto do seu olfacto estar mais apurado que o de um Labrador, e que tudo o que cheira a faz vomitar.

Se está a tentar mapear a sua temperatura, a tentar encontrar a ovulação e verificar que a temperatura do corpo está alta durante uns dias, parabéns! Está provavelmente grávida!

Dentro da Barriga

Apesar de ainda não saber que está grávida, já muito se passa dentro da sua barriga!

Esta semana começa com um dos momentos mais cruciais da sua gravidez (para além do encontro entre espermatozóide e óvulo, e o parto em si): a implantação!

Por outras palavras, o seu «pequenote» vai assentar arraiais no seu útero esta semana, e por lá ficará nas próximas 37 semanas!

Por muito que queira pensar na implantação como o seu bebé a aconchegar-se nas paredes macias do seu útero e a puxar a manta para uma soneca de nove meses, a verdade é menos «história de boa noite» e mais Alien.

Quando o embrião embate no útero, são libertadas enzimas que «comem» a linhagem do próprio útero de forma a entrar de forma mais fácil. Bonito,não?!

Uma vez implantada, a pequena bola de células dividir-se-á em dois. Uma parte formará o embrião e a outra a placenta ( a cafetaria do seu bebé, 24 horas por dia, onde irá buscar todos os seus nutrientes). O embrião e a linhagem do útero começarão a formar uma complicada rede de vasos sanguíneos que levarão oxigénio à placenta e ao próprio embrião.

Perto do final desta semana, a sua «massa saltitante de células» irá começar a produzir a tão famosa hCG, hormona responsável pela maior parte dos seus sintomas de gravidez durante as próximas semanas e meses.

É também a hormona responsável por aquela bolinha azul, ou sinal de positivo no teste de gravidez que irá fazer dentro de uma ou duas semanas!

No final desta semana, o seu pequeno mais-que-tudo será constituído por 500 micro células.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here