Está na altura de “arregaçar as mangas” e começar a fazer bebés! Está a fazer tudo bem – uma coisa muito bem em particular – para começar a viagem do «festa a dois e uma garrafa do melhor vinho» para «servem nuggets de frango?». Prepare-se para uma viagem alucinante!

O que está a pensar?

“Então isto é que é sexo sem contraceptivos! Oh Meu Deus! Oh Meu Deus! Estamos a tentar fazer um bebé!”

O seu corpo

Feliz semana de concepção! É agora que a aquela longa viagem começa, das marcas de esforço e enjoos aos treinos de futebol!

Esta semana tudo gira em torno dos números: algures entre os 140 e os 500 milhões de espermatozóides vão tentar nadar pelas suas trompas falopianas para alcançar aquele único e solitário óvulo. Desses milhões, apenas cerca de 200 chegarão ao fim da viagem e apenas um terá direito a festejar a vitória na meta!

Apesar de muito estar a acontecer, a verdade é que tudo se passa nos bastidores. O seu corpo ainda não sabe o que o atingiu e não saberá pelo menos até à próxima semana.

Se sentir algumas cãibras, dever-se-ão provavelmente à ovulação ou aquele segundo prato de chili picante que comeu ontem à noite!

Dentro da Barriga

Até ao final desta semana, o fenómeno espantoso irá acontecer: a concepção!

Um vez fecundado, o óvulo dividir-se-á em dois núcleos, contendo os seus genes e os do seu companheiro (como os olhos fantásticos do pai e as pernas lindíssimas da mãe).

Se óvulo e espermatozóide se encontraram, o bebé criado começará rapidamente a dividir-se uma e outra vez. A pequena bola de células duplicará de tamanho a cada 12 horas (felizmente que você não aumenta a essa velocidade apesar de por vezes parecer que sim).

Apesar de apenas o saber daqui por alguns meses, o sexo de seu bebé, a cor dos olhos e do cabelo e até certo ponto, alguns traços da sua personalidade, começaram já a tomar forma. No momento em que óvulo e esperma se encontraram e que você e o seu companheiro contribuíram com os 23 cromossomas para criar esta “pessoa”, tudo isso foi instantaneamente decidido.

Dentro de três ou quatro dias após a concepção, o óvulo passará de uma bola sólida de células para uma camada de centenas de células aglomeradas sobre uma cavidade cheia de fluido chamada de blastocisto.

O seu pequeno blastocisto (ou futuro bebé) irá começar a caminhada de 7 a 10 dias, trompas falopianas avbaixo até ao útero.

Parabéns Mamã, está grávida… só que ainda não sabe!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here