Patologias Orais Associadas

Durante a gravidez, as mulheres podem ser alvo de algumas patologias orais, às quais deverão estar atentas. Entre várias, são frequentes as infecções nas gengivas, gengivites gravídicas, aumento da mobilidade dentária, erosão dentária e o aumento do número de cáries dentárias. O surgimento destas estão associadas ao aumento dos níveis de estrogénio e progesterona. Para aconselhamento, as mulheres grávidas devem procurar o seu médico dentista antes do término da gravidez. Idealmente, a melhor altura para uma revisão é antes de engravidar, evitando assim diversas patologias na cavidade oral.

Plano Nacional de Promoção de Saúde Oral

Projecto que permite à grávida usufruir de 3 Cheques-dentista que permitirão acesso a um diagnóstico e a tratamentos preventivos e curativos. O primeiro cheque deverá ser emitido pelo Centro de Saúde onde está a ser seguida e os outros dois pelo Médico Dentista onde a grávida recorreu para a utilização do primeiro Cheque-dentista, caso se justifique , dependendo do plano de tratamento. As grávidas poderão concluir o respectivo plano de tratamento após 60 dias do parto.

Cuidados A Ter

É essencial que a mulher grávida esteja atenta a qualquer alteração dentária ou dos tecidos circundantes. Deverá procurar o seu Médico Dentista, preferencialmente de 3 em 3 meses para uma limpeza oral (Destartarização), evitando assim que a placa bacteriana e o tártaro que se formam, provoquem problemas nas gengivas como sangramento durante as escovagens, aumento do volume dos tecidos gengivais, perda óssea e consequentemente diminuição da mobilidade dentária ou da probabilidade de perda da peça dentária.

A melhor altura para procurar o seu Médico Dentista, enquanto grávida, é no segundo trimestre de gestação. Nestas consultas ou numa consulta de urgência, a grávida deve avisar que está grávida, como decorre a gravidez e de quanto tempo está. É importante referir medicação, alergias e outros dados que achem relevantes como por exemplo diabetes gestacionais.

Poderá pedir ao seu Médico Dentista a aplicação tópica de Flúor, prevenindo assim a desmineralização dentária que leva ao enfraquecimento do esmalte e que possibilita o aumento de cárie dentária.

Se se recorrer à consulta de medicina dentária numa fase inicial de cárie dentária, poder-se-á evitar o uso de anestésicos, pois estes embora locais, podem passar a barreira placentária, daí ser importante um acompanhamento antes de engravidar e durante  todo o período de gestação. Outros pontos a referir são a toma de antibióticos e exames radiográficos que devem ser evitados.

A higiene oral deve ser muito cuidada, tentando higienizar a cavidade oral 3 vezes/dia e passar fio dentário uma vez, preferencialmente antes de deitar, pois o pH da saliva altera-se durante a noite, assim como a quantidade de saliva que é produzida reduz drásticamente. Para evitar a acumulação de placa bacteriana, a grávida deverá prestar maior atenção na linha junto à gengiva, insistindo aí durante a higiene oral. No entanto deverá ter cuidado para não agredir a gengiva. Para isso deverá escovar os dentes com movimentos rotatórios ou no sentido gengiva-coroa dentária. Soluções de bochecho poderão ajudar neste ciclo de higiene oral. Não receie em andar com uma pequena escova e pasta dentária, para utilizar após refeições fora de casa. Não deverá recear olhares de outras pessoas por fazê-lo numa casa de banho pública.

A alimentação também é uma forte influência, por isso a grávida deverá evitar os doces, refrigerantes, sobretudo gaseificados, e ingerir alimentos mais saudáveis, como fruta, vegetais,…

Nota Importante

Existem estudos que relatam que a gengivite ou periodontite (doenças gengivais) podem aumentar a probabilidade de parto prematuro.

Último Conselho

Sem alarmismos, sem receios… Procure mesmo o seu Médico Dentista. Mantenha-se INFORMADA.

2 COMENTÁRIOS

    • Cara Ana Fortuna, as referências bibliográficas são 6 anos de estudo numa Universidade Portuguesa acreditada, mais uns quantos anos de experiência, formação contínua permanente 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here