Praticar exercício durante gravidez é importante para qualquer futura mamã. Muitas grávidas acham que durante gravidez não podem praticar exercício físico, mas é possível, basta ter alguns cuidados.

Exercício Durante Gravidez

Dicas Para Exercício Durante Gravidez

[circulo]1[/circulo]Mantenha-se Hidratada

A dica número 1 para quem pretende fazer exercício durante gravidez é estar sempre bem hidratada. Claro que interessa sempre estar hidratada, mas mulheres gravidas têm de ter mais cuidado. Beba água antes, durante e depois de praticar exercício físico.

[circulo]2[/circulo]Monitorize Seu Ritmo Cardíaco

Se não tem um controlador de ritmo cardíaco invista num para o tempo que está grávida. A maioria dos equipamentos de academia têm um monitor de ritmo cardíaco, mas se não tem possibilidade de andar numa academia terá de monitorizar seu ritmo de outra forma. Mulheres grávidas devem ter seu ritmo cardíaco acima de 140.

[circulo]3[/circulo]Não se Deite de Costas

No primeiro trimestre de gravidez é aconselhado não se deitar sobre suas costas, especialmente durante o exercício físico. À medida que o útero cresce e fica mais pesado este pode cortar a circulação para uma artéria principal nas costas. Levando a dores de cabeça, desmaios ou tonturas.

[circulo]4[/circulo]Coma Calorias Extra

As grávidas têm de consumir cerca de 300 a 500 calorias diárias extra para alimentar o bebé. Se estiver praticar exercício durante gravidez tem de adicionar mais 200 calorias a esse número. A atividade física queima calorias, por isso tem de se certificar que seu peso ganho é saudável e estável.

[circulo]5[/circulo]Faça Aquecimento e Arrefecimento

Aquecer e arrefecer é uma regra para quem faz exercício físico e não só para mulheres grávidas. Mas se está praticando exercício durante gravidez, tem de ter cuidado redobrado. Uma lesão contraída durante a prática de exercício físico pode ser mais perigoso para a mãe e bebé do que pensa. Arrefecer também é importante pois necessita de ter um bom ritmo cardíaco e temperatura corporal para retomar suas atividades normais.

[circulo]6[/circulo]Use a Regra dos 16 Minutos

Para mulheres no segundo e terceiro trimestre de gravidez, tenham atenção com a regra dos 15 minutos. Esta regra funciona assim:

  • faz exercício físico durante 15 minutos, depois uma pausa.
  • A seguir volta a fazer exercício por mais 15 minutos, arrefecendo antes de parar completamente.

Durante o período de descanso não se sente, basta diminuir a intensidade do exercício, passar para uma caminhada simples, ou outra atividade leve. Assim previne lesões.

[circulo]7[/circulo]Não Comece Novos Programas

Nossa última dica para exercício durante gravidez é evitar qualquer programa de exercício físico novo ou extenuante durante a gravidez. Treinar para maratonas ou desportos extremos deve ser evitado. Aulas de spin também não são boa ideia, pois estas colocam imensa pressão sobre sua barriga. Fique por coisas que fazia antes como yoga e exercícios de água aeróbios.

Muitos médicos encorajam ao exercício durante gravidez, mas isso depende da condição de saúde de cada mulher grávida. Só você e seu médico sabem o que é melhor para seu bebé e para si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here