Descobrir que está grávida pode despertar muitas emoções, e a curiosidade sobre o desenvolvimento do seu bebé cresce à medida que avança na gravidez.

Se está grávida, Parabéns! Conheça agora como se desenrolam todas as etapas da evolução do feto, sabendo o que acontece no útero mês após mês.

Conceção

Tudo começa com um espermatozoide que penetra um óvulo e o fecunda. Desde o momento da conceção é definida a composição genética do bebé, incluindo o sexo.

3 dias após a conceção, o óvulo começa a multiplicar-se, passando a trompa de Falópio em direção ao útero onde se agarra à parede uterina. Começa também a formar-se a placenta, a fonte principal de alimento do bebé.

Desenvolvimento do feto às 4 semanas

Nesta etapa algumas estruturas fundamentais do corpo já são visíveis, como rosto e pescoço. O coração e vasos sanguíneos já estão em desenvolvimento, enquanto os pulmões, estômago e fígado iniciam agora esse processo. É a partir desta fase que os testes de gravidez caseiros podem acusar gravidez positiva.

Desenvolvimento do feto às 8 semanas

O bebé tem pouco mais de um centímetro de tamanho! Começam a formar-se as pálpebras e ouvidos, e já é visível a ponta do nariz. Os braços e pernas já estão bem formados, e os dedos das mãos e dos pés começam a tornar-se distintos.

Desenvolvimento do feto às 12 semanas

Nesta fase da gravidez o feto já mede cerca de 5 centímetros e começa a fazer os seus próprios movimentos. A grávida começa a sentir o útero crescer logo acima do osso púbico. Já é possível ouvir-se o batimento cardíaco do bebé através dos instrumentos médicos e os órgãos sexuais devem estar prestes a fazer-se notar.

Desenvolvimento do feto às 16 semanas

Nesta etapa da evolução do feto, este mede em média 10,9 a 11,7 cm e pesa cerca de 0,1 Kg. A parte superior do útero é agora sentida cerca de 3 centímetros abaixo do umbigo. Os olhos do bebé já piscam e o coração bem como os vasos sanguíneos estão completamente formados. As impressões digitais dos dedos das mãos e pés já são visíveis.

Desenvolvimento do feto às 20 semanas

O bebé pesa cerca de 0,3 Kg e tem pouco mais de 15,2 cm de comprimento. O útero posiciona-se agora ao nível do umbigo. O bebé já pode chuchar no polegar, bocejar, fazer alongamentos e até mesmo caretas. Em breve será capaz de sentir o bebé mexer.

Altura de fazer uma ecografia fetal

É nesta etapa também que normalmente é feita uma ecografia, para confirmar que a placenta é saudável e está bem posicionada, bem como que o seu bebé está a crescer de forma adequada no útero. Batimentos cardíacos do bebé, movimento do corpo, braços e pernas também são vistos neste exame. O sexo do bebé pode já ser determinado se a posição do bebé assim o permitir.

Desenvolvimento do feto às 24 semanas

O feto já pesa cerca de 0,64 Kg, Ele reage a sons movendo-se ou acelerando a sua pulsação. A mamã pode aperceber-se de movimentos abruptos como soluços. Com o ouvido interno totalmente desenvolvido, o feto é capaz de se aperceber que está de cabeça para baixo no útero.

Desenvolvimento do feto às 28 semanas

O feto muda de posição frequentemente. Se nascer prematuro, já existe uma boa percentagem de sobreviver. Questione o médico sobre os sinais de parto prematuro para estar atenta. É a altura de se inscrever em aulas de preparação para o parto caso o deseje. Estas aulas preparam-na para muitos aspetos como o trabalho de parto e os cuidados a ter com o recém-nascido.

O Desenvolvimento do feto às 32 semanas

O feto pesa já quase 1,82 Kg. A pele do bebé tem menos rugas pois começa a formar-se uma camada de gordura sobre a pele. A partir de agora e até o nascimento, o bebé vai ganhar metade do seu peso. É altura de começar a pensar sobre o aleitamento materno e os seus benefícios. Vai começar a aperceber-se da libertação de colostro dos seus seios, um líquido amarelado que antecede a produção do leite. Nesta fase da gravidez, as consultas médicas são normalmente mais frequentes, de duas em duas semanas.

Desenvolvimento do feto às 36 semanas

Aqui os bebés já diferem de tamanho de acordo com diversos fatores. A taxa de crescimento global é tão importante como o tamanho real, pois uma vez dentro dos parâmetros normais, não há nada a recear. Em média têm cerca de 47 cm e pesam quase 2,73 Kg. O cérebro desenvolve-se rapidamente e os pulmões estão quase completamente desenvolvidos. Agora é a fase em que normalmente a cabeça fica posicionada para baixo na zona pélvica. Às 37 semanas a gravidez pode já ser considerada concluída.

Nascimento

Normalmente a data prevista do nascimento é calculada com base em 40 semanas. A gravidez inicia com a fecundação e a data de nascimento pode ser calculada tendo como base o primeiro dia do último período menstrual. Normalmente a gravidez dura entre 38 a 42 semanas. Algumas gestações que durem após este período podem ter tido uma data de conceção mal calculada. E por precaução, normalmente não se induz o nascimento, quando necessário, antes das 42 semanas.

Conhecendo o processo de evolução do feto da conceção ao nascimento, ser-lhe-á mais fácil compreender as mudanças no seu corpo ao longo da gravidez. Agora com a curiosidade satisfeita, disfrute daquele que é um dos maiores milagres da vida.

 

10 COMENTÁRIOS

  1. ADOREI A REPORTAGEM!!!!!!TODA EVOLUÇAO DO BEBE ESTA AQUI COMO FONTE DE PESQUISA ….ISSO E UMA MARAVILHA DE DEUS.

  2. muito obrigada por estes esclarecimentos ditos de forma simples e compreensíveis, estou muito grata porque pude me esclarecer sobre diversas dúvidas que tinha antes sobre o tema em questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here