Ser mamã é muito especial, carismático e uma experiência muito boa. Durante a gravidez você tem de comer certo para si e pelo seu bebé, para que este seja saudável e você capaz de lidar com a tensão do parto, alimentação e cuidado do recém-nascido.

Como Ficar em Forma Após Gravidez

Em média as mulheres grávidas ganham 10 quilos durante a gravidez, o peso é armazenado como tecido gordo nos seios, barriga, flancos, coxas, ancas e nádegas.

Seus seios crescem devido ao aumento de peso e preparação para amamentar. À medida que o bebé cresce, também cresce sua barriga, que leva a um enfraquecimento e por vezes separação dos músculos abdominais bem como alongamento da pele da barriga. Esse alongamento é provocado pela quebra do colagénio, também conhecido como marcas de estrias. Estas marcas são roxas, concentrando-se maioritariamente junto do umbigo e na pélvis. Estes efeitos são mais evidentes após o parto e amamentação.

Muitas recém mamãs perdem o excesso de peso, infelizmente a perda de peso não é proporcional à quantidade de tecidos gordos numa determinada área. Os músculos abdominais enfraquecidos e o excesso de gordura abdominal dão um aspeto “cheio” à barriga, sendo esse o motivo por que muitas mulheres se sentem grávidas mesmo depois do seu bebé já caminhar.

Ficar em forma após gravidez pode ser difícil, mas não impossível. A primeira coisa para conseguir ficar em forma após gravidez começa durante a gravidez. Ter hábitos alimentares durante a gravidez ajudará você a ficar em forma logo após o parto. Manter a forma ou ficar em forma antes de engravidar também aumenta as chances de recuperar sua forma após o parto.

Passos Para Ficar Em Forma Após Gravidez

Passo 1 – Nutrição

A nutrição desempenha um papel muito importante no que toca a ficar em forma ou manter a forma. Evite a comida plástica e bebidas ricas em gás; estes não são precisos por seu corpo nem providenciam a seu corpo nutrientes, a única coisa que fazem é aumentar a gordura. Coma comida rica em nutrientes vitais como frutas e vegetais orgânicos e uma grande variedade de grãos, frutos secos e legumes. Uma dieta saudável além de ser boa para si também serve de exemplo para o resto da família.

Passo 2 – Amamentação

Amamentar é uma excelente forma de ficar em forma após gravidez, não só ajuda a queimar calorias 10 vezes mais rápido (até 500 calorias extra por dia) como também ajuda a ficar com seu útero novamente em forma e ao mesmo tempo dar energia vital a seu bebé. Amamentar durante seis meses irá certamente ajudar você a perder peso.

Passo 3 – Ser Ativa

Se for capaz de se exercitar e manter saudável antes e durante a gravidez então saiba que ficar em forma após gravidez será bem mais fácil. Após seus exames de rotina pós parto deverá poder começar a se exercitar – caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar.

Exercícios pélvicos no chão ou exercícios abdominais podem ser iniciados após o parto, quer tenha tido ou não um parto normal (mas fale primeiro com seu médico). À medida que o exercício físico liberta endorfinas, químicos de sensação boa para aumentar seu humor.

Passo 4 – Tenha Atitude Positiva

Uma atitude positiva com objetivos realistas é sinónimo de ficar em forma após o parto, mas lembre-se que demora seu tempo. Seu corpo demorou nove meses a formar um bebé, logo irá precisar de tempo para voltar a sua forma original.

1 COMENTÁRIO

  1. ola boa noite , estou aqui para tirar uma duvida ,desde que entrou o ano sinto muita dor de bariga e estou com 3 meses apos o parto dormal será que isso é normal…bgd

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here