Depois do parto você só pensa em regressar à rotina normal, comer normalmente. No entanto existem algumas comidas a evitar durante a amamentação. Pois o que ingere passa a ser o mesmo que o bebé come.

Durante o período de amamentação as recém mamãs têm de fazer uma dieta saudável com vegetais, fruta, ou seja, alimentos saudáveis para o organismo. A amamentação é a fase mais importante da mulher e da vida da criança, pois é nesta fase que se alcança as necessidades nutricionais e cuidados, criando um laço com o bebé inigualável.

Algumas comidas mais intensas podem alterar o sabor do leite materno, de lembrar que enquanto no ventre materno o bebé ingere algum do líquido amniótico e como tal esses sabores já se encontram presentes, e o bebé já estará habituado a eles.

O pós-parto irá induzir na mulher uma maior vontade de comer, como hambúrgueres ou café, comida que durante a gravidez evitou; mas há que ter cuidado com a comida que ingere, pois esta pode conter algumas substâncias tóxicas e prejudiciais para o bebé.

Comidas a Evitar Durante Amamentação

Pode Comer Marisco Durante Amamentação?

Os ácidos gordos ómega 3 presentes no marisco e peixe são um excelente nutriente para si e para o seu bebé, pois ajudam a melhorar o sistema nervoso do bebé.

No entanto tem de ter cuidado com o marisco devido à elevada presença de mercúrio na água que pode ser transmitida para o marisco. Quanto a peixes apenas a cavala pode ter elevados níveis de mercúrio, o restante peixe não. Assim os médicos recomendam estar afastada de todo o marisco durante a amamentação.

Poso Comer Comidas Processadas Durante Amamentação?

As comidas processadas são uma forma rápida e fácil de preparar, especialmente quando se tem um bebé. Mas estas contêm conservantes e aditivos tóxicos para o bebé. Os aditivos podem provocar cólicas no bebé e outras alergias.

Comidas Picantes e Outras Que Causam Flatulência Durante Amamentação

As comidas picantes e que causem flatulência devem ser evitadas durante a amamentação para evitar que passem para o bebé.

Açúcar e Adoçantes Artificiais Durante Amamentação

É seguro consumir, mas com moderação. Ocasionalmente pode incluir na comida, mas há várias barreiras internas que impedem que o bebé consuma excesso de açúcar.

Beber Café Durante Amamentação

Evite consumir café enquanto amamenta, pois o seu bebé pode ficar agitado e não conseguir dormir.

Beber Álcool Durante Amamentação

A ingestão de álcool durante a gravidez e pós parto é contraindicada! Mesmo a pequena quantidade de álcool pode interferir com o crescimento do seu bebé. Se pretender beber álcool pare a amamentação até que este esteja totalmente eliminado do seu organismo.

Carne e Produtos Não Vegetarianos Durante Amamentação

A carne gordurosa absorve toxinas, além de promover o ganho de peso não saudável. Assim recomenda-se que durante a amamentação opte por carnes brancas.

Comidas Ácidas Durante Amamentação

Alguns bebés podem ter uma reação negativa à vitamina C, que se encontra em laranjas, limas, tomates, etc. O bebé pode ter problemas gastrointestinais com os alimentos citrinos. Consuma em moderação e tenha atenção às alterações diárias do seu bebé.

Comidas Que Podem Estar a Provocar Alterações no Bebé

Feijões, couve-galega, produtos láteos, alho, cebolas, tomates, cafeína, chocolate, ovos, soja

Sinais de o Bebé Estar a Reagir Mal ao Que Come Durante Amamentação

Frescura, sintomas de cólicas, flatulência, corrimento nasal, eczema, baba excessiva

Melhores Alimentos Para Comer Durante Amamentação

Durante o período em que estiver a amamentar o seu bebé as melhores comidas a ingerir são frutos e vegetais em porções iguais, ou seja, cinco porções. Consuma também alimentos ricos em cálcio como vegetais, apanhe sol e recupere minerais essenciais para o seu corpo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here