Poupe energia e o ambiente com gestos simples, como fechar os estores no Verão, quando o sol está forte.

1 – Quando o sol bate, feche as janelas e as portas, corra os estores ou instale toldos. De noite, abra duas janelas opostas para fazer corrente de ar. Instalar plantas altas junto às janelas também ajuda a criar sombra. Com estes cuidados, pode poupar cerca de 30% de energia.

2 – Regule a temperatura do ar condicionado adequadamente. 20ºC no Inverno e 25ºC no Verão. Desligue o aparelho quando não estiver ninguém em casa, para evitar desperdícios.

3 – As ventoinhas e os ventiladores de tecto aumentam a circulação do ar, promovendo o conforto no Verão.

4 – Mesmo desligados, os aparelhos consomem energia, com gastos que atingem os €50 por ano. Na loja, pergunte se é possível instalar o aparelho com uma ficha em vez de ligá-lo numa caixa eléctrica. Deste modo, é possível desligá-lo da corrente. Os fabricantes devem repensar este aspecto, em prol do ambiente e da carteira do consumidor.

1 COMENTÁRIO

  1. è isso precisamente que eu faço ,Os alentejanos no verão cobrem-se com mais roupa e dizem que não sentem calor ,e fecham tudo e as casas ficam frescas .POr isso aprendi há anos esse truque .sim .obrigada na mesma .beijo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here