Apesar de todas as experiências incríveis, a gravidez pode ser também uma perturbação terrível para o corpo da mulher.
A gravidez é definitivamente um dos períodos mais bonitos da vida porque há um novo ser a crescer dentro de si, que resultou do amor entre você e o seu parceiro.
Este período também marca o seu corpo devido às muitas mudanças que tem de enfrentar. Porém, estas mudanças não duram muito tempo, apesar de algumas persistirem mais do que outras.
Alterações de humor, acne, dores e aumento de peso desaparecem gradualmente e o apetite volta ao normal. É natural que algumas mudanças, tal como o aumento de peso, levem mais tempo a resolver e requeiram muita persistência.
É altamente recomendável que pratique muito exercício físico, tal como caminhadas diárias ou outros exercícios.

O cabelo depois do parto
– À medida que o seu corpo passa pelas mudanças hormonais, o seu cabelo pode parecer diferente depois do parto. O seu cabelo pode ficar melhor ou pior tornando-se mais seco, danificado ou frágil. Pode aligeirar estes problemas com cuidados adequados, aconselhando-se com um bom cabeleireiro ou esteticista.

Mudanças na pele depois do parto
– As mudanças na pele também são provocadas pelas alterações hormonais que ocorrem no seu corpo durante a gravidez e parto. Se a condição da pele piora (acne, erupções, manchas ou aumento do crescimento dos pêlos), a sua pele precisa de cuidados suaves.
Alguns peritos recomendam que as mães usem na sua pele os mesmos produtos que usam para o seu bebé. Devem também evitar a luz solar muito intensa e produtos cosméticos que sejam muito agressivos. É também aconselhável que bebam muita água.

A sensação que deixou de ser atraente depois do parto
– Embora o parto possa deixar a mulher realmente exausta, esta tem de estar totalmente disponível para o seu bebé. Isso significa que o seu biorritmo é perturbado e que dorme e descansa só quando é possível.
Enquanto o seu corpo passa por tantas mudanças durante a gravidez, pode sentir-se pouco atraente, especialmente porque engordou. Nesse caso, é muito importante a forma como o seu companheiro se comporta e a ajuda a recuperar a sua autoconfiança com palavras estimulantes.

Ancas mais largas depois do parto
– Durante a gravidez, o seu corpo adapta-se a alojar uma criança em desenvolvimento. Isto significa que as suas ancas ficam mais largas e o seu corpo muda de forma. Dificilmente as suas ancas regressam ao tamanho original e será também difícil voltar a vestir as calças que vestia antes da gravidez.
É altamente recomendável que pratique exercício físico. Pelo menos, irá ajudá-la a diminuir o tamanho da sua cintura e coxas.

Alterações na vagina depois do parto
– Também podem ocorrer algumas alterações nas suas zonas íntimas. Pode sentir dor na vagina e no períneo durante algum tempo. Deve abster-se da prática de relações sexuais até ter efectuado um exame ginecológico, mas se a sua vida sexual continuar dolorosa ou se continuar a sangrar, talvez seja melhor esperar mais um pouco.
A dor durante as relações sexuais pode também dever-se ao desequilíbrio hormonal. Enquanto a penetração for dolorosa, encontre com o seu parceiro novas formas de fazer amor. A sua vagina pode estar mais seca devido à amamentação.
Assim, é aconselhável usar lubrificante antes do sexo, e deve também estar muito excitada antes de ocorrer a penetração.

O tamanho do peito depois do parto
– Depois do parto, o seu peito pode ficar maior ou mais pequeno. A consequência mais comum e desagradável da gravidez e da amamentação é o peito ficar descaído e as estrias. Por essa razão, é aconselhável que hidrate o peito ou mesmo todo o seu corpo com um leite hidratante durante a gravidez.
Quando se sentir excitada, poderá deixar escapar um pouco de leite, o que a pode deixar muito desconfortável em frente ao seu parceiro, principalmente se foi mãe pela primeira vez. O seu parceiro deve ser compreensivo quanto às mudanças que ocorrem no seu corpo.

10 COMENTÁRIOS

  1. O meu pós-parto foi um pesadelo q durou pelo menos 1 ano e meio. Em poucas semanas perdi 5 dos 9 kg q engordei na gravidez, e logo a seguir recuperei-os. Durante o 1º ano ñ consegui perdem nem 100g! Nem c dieta, nem exercício, nada!! A seguir sem fazer nada d especial comecei a perder aos poucos. Já passaram 3 anos e estou + elegante do q era antes d engravidar. Mas o peito… passei p diversos tamanhos, dei vários soutiens à custa disso. Quem dera q tivesse ficado como qd amamentei!! LOL Ganhei estrias na barriga no pós-parto e NUNCA descuidei a hidratação diária da pele, pois é um hábito desde a adolescência. Qt às alterações hormonais e o seu impacto….bem, isso foi o + difícil d ultrapassar. A nossa relação d casal só começou a voltar ao q era há pouco + d 6 meses, e pq deixei d tomar a pílula. Queda d cabelo tb tive, passados 3 meses do parto. Comentei c a enfermeira do Centro d Saúde, q achou estranho, pois nunca outra das suas puérperas se tinha queixado!! Ou eu sou anormal, mas normal d acordo com os manuais q li, ou as outras tinham medo d falar. Enfim, só quero frisar q nem tudo o q lemos nos livros sobre a gravidez e o pós-parto é tão linear.

  2. Por causa de ter o útero bicórnio ou septado (isto é, por ter uma divisão a meio do útero), e por causa dos bebés nunca darem a volta, tive 3 cesarianas – o efeito secundário que as 3 anestesias epidurais deixaram foi hipersensibilidade na pele, o que faz com que qualquer coisa me provoque urticaria e o aparecimento de vergões na pele – a água, o sol, a areia, tudo isso provoca essas urticárias. Isso torna a ida à praia quase insuportável.
    Mas é um preço baixo a pagar, para ter 3 crianças lindas e saudáveis, e eu ser também extremamente saudável apesar disso.

  3. Fui mãe pela segunda vez á cerca de 3 meses quase 4 e isto não tem sido nada fácil. Acho que da minha primeira filha fui mais rápido ao sitio e até fiquei muito mais magra mas agora tem sido uma luta constante principalmente com a minha barriga que tem a pele flácida e está descaída e o peito tambem fico muito descaído. Com isto tudo nem me sinto á vontade nem comigo própria nem com o meu marido nem com ninguem até evito ir á praia tenho muitos complexos e acho que tenho que me sentir bem comigo própria para estar bem com os outros. Não tenho feito exercício mas dieta sim e nem assim la vou. Depois tambem ha as estrias nem sei o que fazer com elas mas ja n deve de haver nada a fazerpara desaparecerem enfim são coisas muitos chatas mas vale muito a pena…

  4. Eu tive uma bebé á cerca de 2 meses e não me posso queixar do meu pós parto. Tive algumas dores no períneo por causa dos pontos, mas que passaram passadas quase 2 semanas. Não tenho estrias, nem na barriga nem no peito. Quanto ao meu corpo, fiquei com a barriga mais flácida, mas nada de especial, ou seja, acho que com dieta e exercicio fisico, volta ao normal 🙂 Estou mais sensível, irrito-me e choro com grande facilidade, acho que é a pior parte e que custa mais a passar… Mas tudo isso é secundário, pois tenho uma bebé cheia de saúde, perfeitinha e linda que é a luz dos meus olhos. 🙂

  5. Boa tarde
    Fui mae há 22 meses, era muito magra…48kg para 1,69 e não me sentia bem com o meu corpo…fazia de tudo para engordar e nunca consegui. Vestia um 32 e odiava. Durante a gravidez engordei 14kg, mas só fiz barriga porque o pós parto e com a amamentação é que se notou as diferenças do meu corpo, parece que estava inchada. Só ao fim de um ano é que voltei a estar em forma, alias… agora visto um 36 e sinto-me bem com o meu corpo. Estou com o peso que sempre quis. peso 55 kg e apesar de ter uma barriguinha, que antes não tinha, hoje passeio na praia com vaidade porque fui mae e tenho a marquinha da maternidade. Cada corpo é um corpo, todos diferentes mas todos iguais.
    Até posso dar o exemplo de uma amiga que passado 4 meses do nascimento da filha parece que nem tinha tido um baby…há mulheres assim!!!

  6. Boa noite, ao ler este comentário revi-me no mesmo. Fui mãe há 3 meses e está a ser um horror, excepto o facto de ter uma bebé linda, saudável e cheia de vida. Mas em relação ao meu corpo….as coisas já n são bem assim. Além dos 25Kg que ganhei e que ainda só perdi 11Kg, a mnh pele está extremamente seca, o meu cabelo cai muito, apesar da hidratação tb ganhei imensas estrias na barriga e n sei o que mais hei-de pôr pa diminui-las, o peito ficou enorme, enfim….fiquei horrível. Compreendo bem o q passou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here