A orientação escolar e profissional é um serviço especializado que auxilia o aluno em dois momentos importantes da vida académica do aluno: 9º e 12º ano.

A escolha da profissão é das decisões mais importantes que os alunos fazem no decorrer do seu percurso escolar, pelo que deve ser uma decisão consciente.

Perante a complexidade do sistema educativo português e as várias possibilidades de saídas profissionais que existem os alunos vêem-se muitas vezes indecisos nesta etapa da sua vida académica. A própria realidade em que o país se encontra faz com que esta decisão tenha de ser cada vez mais, uma decisão consciente, estratégica e decisiva no futuro dos jovens.

Normalmente os alunos recorrem a este serviço durante os meses de Março, Abril e Maio para prestação de provas, os conhecidos psicotécnicos, o que não significa que não possam recorrer antes dessa época. Pretende-se com a orientação escolar e profissional, que seja tomada uma decisão consciente da área em que o aluno poderá obter maior satisfação pessoal e académica.

Esta orientação assenta numa decisão baseada em dois pilares: as aptidões e os interesses. As aptidões referem-se às capacidades do aluno face a determinadas áreas num plano de estudos e os interesses referem-se aos gostos por determinadas saídas profissionais.

A aplicação das provas tem a duração aproximada de 3 a 4 sessões. Avaliam-se as aptidões, interesses, personalidade, hábitos de estudo, entre outros. São esclarecidas dúvidas relativamente a planos de estudos e saídas profissionais. No final, os resultados são apresentados ao aluno e pretende-se que este tome uma decisão sobre a área que irá escolher.

Uma boa orientação vocacional é o ponto-chave em que são colocados os alicerces para trilhar o caminho a percorrer até à empregabilidade.

Sofia Soares Pereira

Psicóloga

www.sofiasoarespereira.com

http://www.facebook.com/SofiaSoaresPereira

COMPARTILHAR
Artigo anterior5 Formas Para Parecer Mais Jovem
Próximo artigoExercícios Para Fazer em Qualquer Lado

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Primeira publicação:  /quando-e-porque-e-que-o-meu-filho-devera-fazer-psicotecnicos […]

  2. SINEIDE

    AMIGOS ME AJUDEM,ESTOU MUITO ANGUSTIADA,MEU FILHO REPROVOU PELA SEGUNDA VEZ NO PSICOPTÉCNICO,O QUE TENHO QUE FAZER PARA AJUDA-LO.
    POR FAVOR ME AJUDEM…DESDE JÁ AGRADEÇO.

  3. Mara

    Sou educadora social, e no meu local de trabalho temos uns quantos jovens que necessitam de orientação escolar e profissional. Será que me poderá facultar algum material nessa área. Estamos a falar de jovens dos 15 aos 18 anos.

    Grata pela Atenção

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here