Sítio da Mulher

Como Perder Peso Pós Parto

Ganhar peso durante a gravidez é essencial para a saúde do bebé e da mãe, no entanto perder peso pós parto pode ser um problema para muitas mulheres, pois muitas ganham mais peso do que o recomendado durante a gravidez.

Quando pretende perder peso pós parto, é necessário ter cuidados aquando da prática de exercício físico para evitar complicações na recuperação do corpo da recém mamã. Felizmente existem formas seguras de eliminar o excesso de peso ganho durante a gravidez.

Como Perder Peso Pós Parto

Abordagem Realista Para Perder Peso Pós Parto

Para perder peso ganho durante a gravidez recomendamos que fale com seu médico. Pode iniciar esta conversa nas semanas antes do parto, mas é preferível só após o nascimento do bebé.

  • siga as instruções pós parto; pois estas são imprescindíveis para seu corpo recuperar, este será o primeiro passo para conseguir perder peso pós parto.
  • fale sobre o seu objetivo de perder peso após a primeira consulta pós parto, que costuma acontecer entre 4 a 6 semanas após o parto. Aqui irá decidir se consegue perder peso ou se precisa de ajuda de um nutricionista ou acompanhamento extra.

Há que estabelecer objetivos de perder peso pós parto aceitáveis. Tentar perder todo o peso em excesso nas primeiras 6 semanas não é um objetivo saudável. Pode pesar mais do que antes de engravidar devido ao aumento do peito, e especialmente por estar a amamentar e devido ao útero aumentado. O útero demora seu tempo para voltar ao tamanho normal e a amamentação recorre a armazenamentos de gordura.

  • não viva em cima da balança; usar a balança para manter um registo do seu peso é bom, mas pode levar ao desespero quando se pretende perder peso pós parto. Um método melhor passa por avaliar o progresso medindo o perímetro da cintura.
  • se notar que a sua cintura está diminuir lentamente, então é provável que tenha tecido adiposo numa das áreas mais vitais como o tronco.
  • também pode controlar a perda de peso controlando a forma como se sente, por exemplo, quando perde peso pode ter mais energia e sentir-se menos fatigada; estes são alguns dos sinais de que está a ficar mais saudável e deve continuar a fazer o que está a fazer.

Assente os seus objetivos. Após estabelecer suas metas para perder peso há que se manter fiel a elas. Avalie o progresso a cada semana para se manter motivada, há que evitar pensamentos obsessivos.

Mexa-se a seu ritmo. Uma recém mamã tem inúmeras responsabilidades, logo para perder peso pós parto terá de conseguir um espaço na sua agenda ocupadérrima. É preferível mexer-se a um ritmo confortável do que estar a forçar.

  • se seus objetivos parecerem muito agressivos, tendo em conta seu agendamento, então terá de os rescrever.

Use roupas confortáveis. Se tenta vestir os jeans de antes de engravidar poderá fazer sentir-se pior com seu peso e não confortável. Também não deve vestir roupa demasiado larga pois esta pode dar-lhe uma aparência maios do que realmente é. Opte por roupas que lisonjeiem o seu corpo e que sejam confortáveis.

Aceite que no pós parto está a vestir um tamanho diferente de antes de engravidar. A gravidez provoca muitas mudanças no corpo da mulher, e em algumas mulheres o aumento no tamanho da anca pode ser permanente; também o peito irá mudar ao longo do tempo.

Fale com outras mães que perderam peso pós parto. Assim não se sentira só, e por vezes recém mamãs ao mesmo tempo quererão trabalhar juntas para perder peso pós parto, será um sistema de motivação.

Não faça dieta, a não ser que seja indicada pelo médico. É muito importante que após o parto faça uma dieta saudável com as calorias necessárias. Lembre-se que a maioria das dietas corta nas calorias e limita determinados grupos de alimentos.

Desenvolva Hábitos Alimentares Saudáveis

Na sua luta para perder peso pós parto conta ter uma alimentação equilibrada e saudável, não só para perder peso, mas também para poder amamentar seu filho.

Sempre que possível amamente seu filho. O leite materno é a melhor nutrição para o seu bebé, bem como para a mãe. Ao amamentar estará a libertar uma hormona que ajuda a mãe a relaxar, permitindo ao útero regressar ao tamanho normal.

  • muitas mulheres experienciam contrações uterinas durante a amamentação, isto devido ao útero regressar ao tamanho normal.
  • amamentar pode ajudar a queimar entre 600 a 800 calorias por dia. Os médicos recomendam consumir cerca de 500 calorias extra por dia enquanto amamenta, mas estará a queimar mais, o que leva à perda de peso. Como vê, é possível perder peso pós parto enquanto amamenta o seu bebé.

Beba água. A água é essencial para se manter hidratada, especialmente durante a amamentação, irá precisar da água para manter a produção de leite.

Durma sempre que possa. Como recém mamã pode ser difícil conseguir dormir, mas estar descansada ajuda para ter boa saúde. Tanto a nível mental como físico.

  • falta de descanso pode ajudar na libertação de hormonas de stress que promovem o ganho de peso, bem como levar à exaustão.
  • sempre que possível deve tentar dormir 7 horas seguidas por noite, com pelo menos um bloco de 3 horas ininterruptas.

Controle os níveis de stress. As hormonas de stress, nomeadamente o cortisol contribuem para o excesso de peso.

Alimentos Certos Para Perder Peso Pós Parto

Coma da forma que pretende que seu filho coma. Quando seu filho começar a comer sólidos você terá de ingerir alimentos nutritivos como fruta e vegetais. Será uma excelente forma de avaliar sua dieta e determinar se quer alimentar seu filho com o que você come. Se não, o mais provável é ter de mudar de hábitos alimentares. Isto não significa que tenha de desistir de tudo, pode começar por ajustar suas refeições principais para serem mais nutritivas e equilibradas.

Faça pequenas refeições com snacks ao longo do dia. A forma como come pode ser tão importante quando o que come; ao fazer refeições pequenas mais frequentes irá manter seus níveis de açúcar e de energia controlados. Assim irá manter seu corpo saciado e evitará que coma em excesso durante o dia.

Consuma alimentos que lhe deem nutrição máxima. Se corpo pós parto irá precisar de mais nutrientes, especialmente se estiver a amamentar. Irá continuar a tomar as vitaminas pré-natais e a ingerir alimentos ricos em nutrientes. Necessitará também de cálcio, gorduras saudáveis, ácido fólico e proteína.

  • leite, peixe, grãos são excelentes opções; evite as comidas ricas em calorias vazias e gorduras. Fruta e vegetais são ricos em fibras, e devem passar a fazer parte de seu cardápio, pois ajudam na digestão bem como a controlar sua fome.

Coma quando tem fome e pare quando estiver cheia.

Exercite-se Quando Seu Corpo Estiver Pronto

Na recuperação pós parto muitas mulheres pretende eliminar a gordura abdominal, começando com exercícios para a zona da barriga; no entanto devem evitar estes exercícios numa fase inicial pós parto, pois os músculos abdominais durante a gravidez separam-se para acomodar o bebé, e irão precisar de tempo para se ligarem novamente. Ao fazer abdominais poderá complicar a aproximação dos músculos.

Faça exercício ao longo do dia. Não tente fazer uma sessão de exercício físico pós parto seguida. Divida essa sessão em intervalos ao longo do dia, assim irá controlar seus níveis de stress bem como manter os níveis de energia controlados.

Exercite-se com seu bebé. Fazer caminhadas com seu bebé é uma excelente forma de ficar em forma pós gravidez. Pode também experimentar yoga, alongamentos ou dança com seu filho.

Incorpore exercícios de força e cardiorrespiratórios em sua rotina de exercício físico pós parto. Os exercícios físicos cardiorrespiratórios são excelentes para seu coração e para seu objetivo de perder peso; pois ajudarão a queimar mais calorias e a ter mais energia. Os exercícios de força ajudarão os músculos a tonificar, através da eliminação do excesso de glicogénio.

Dicas Para Perder Peso Pós Parto

Tente encontrar recém mamãs próximo de si para que possam partilhar experiências. Ou então procurar nas redes sociais por grupos de recém mamãs.

Tenha em atenção que perder peso pós parto deve ser um processo gradual e não de uma vez. O exercício extremo ou dietas extremas devem ser evitadas pois podem prejudicar seu processo de gravidez pós parto, bem como na amamentação do bebé.

1 comentário

  1. Pingback: Comidas a Evitar Durante Amamentação | Sítio da Mulher

Fazer um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>