Sítio da Mulher

Ovos – Benefícios e Malefícios de os Comer

Ovos – Benefícios e Malefícios de os ComerO ovo de galinha possui 13 nutrientes essenciais, todos os que são necessários além da vitamina C. O nosso corpo necessita de:

  • Proteínas
  • Colina
  • Folatos
  • Ferro
  • Zinco

Sendo os ovos o principal fornecedor desses nutrientes. Mas contrariamente ao que se pensa, os ovos não ajudam a engordar; o ovo tem em média 80 calorias.

Os ovos são consumidos principalmente devido ao seu conteúdo proteico, nomeadamente por atletas, isto porque ajuda os músculos a recuperar e a ganhar força. Os vegetarianos não costumam comer muitos ovos, mas ao longo do tempo têm incluído ovos nas suas dietas pois assim têm a certeza de que ingerem a quantidade de proteínas suficientes.

O conteúdo dos ovos rico em riboflavinas é outra razão para os comer, bem como os aminoácidos essenciais e a vitamina D, que ajudam a favorecer o metabolismo e assim acabar com as ligações das células gordas. Os ovos são ricos em fibras e outros minerais, o que acaba por ser um bom fator para o cabelo, unhas e pele.

Claras ou Gemas de Ovos?

É um assunto que todas nos perguntamos, apenas a clara ou o ovo todo, devido ao colesterol que a gema contém. As claras dos ovos são boas, sem dúvida, uma gema de ovo por dia também. O motivo? A gema de ovo contém a colina, o folato, a luteína, a zeaxantina e vitamina D, bem como quase todo o conteúdo proteico do ovo. Estes ingredientes são bons para os seus olhos e cérebro.

O problema reside na quantidade de colesterol que o ovo contém, quase 213mg por gema de ovo. O consumo diário de colesterol deve ser menos de 300mg, com um só ovo, acaba por ingerir quase essa quantidade. Recomendamos que restrinja o comer de gema de ovos a uma por dia, e a optar e ter cuidado com o colesterol de outras fontes nutritivas.

2 Comments

  1. Maria João Bucho

    21 Abril, 2012 as 19:37

    Fixe eu adoro ovos

  2. claudenice rocha

    17 Maio, 2013 as 18:34

    eu amo ovos ,porem nao sabia que devemos comer apenas mais claras que gemas ,mas um amigo me disse isso ontem e eu nao acreditei por isso vim pesquisar .

Fazer um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>