Melhor Dieta Para Hipotiroidismo

O hipotiroidismo acontece quando a tiroide não produz quantidades suficientes de hormonas tiroideias que nosso corpo precisa. Esta condição é mais prevalente em mulheres mais velhas, tipicamente acima dos cinquenta anos. Uma boa dieta é essencial para lidar com esta condição pois ajuda a reduzir os sintomas, e se ingerir determinados alimentos poderá agravar esses sintomas, logo existem comidas a evitar.

Continue lendo para conhecer a melhor dieta para hipotiroidismo.

Melhor Dieta Para Hipotiroidismo

O Que Deve Comer

Deve sempre fazer uma dieta equilibrada que contenha todos os nutrientes que nosso corpo necessite, quer esteja sofrendo ou não de hipotiroidismo. Ao fazer uma dieta equilibrada quando tem hipotiroidismo conseguirá manter níveis de energia bem como evitar o ganho de peso. Deve ainda considerar a ingestão de alimentos que ajudam a melhorar a saúde da tiroide.

Alimentos Ricos em Selénio

Selénio é um elemento residual que promove a produção das hormonas tiroideias; este converte a hormona tiroideia T4 (tiroxina) em T3 (triiodotironina), hormona essencial para o metabolismo de nosso corpo. Rins, atum, arroz amarelo, nozes e germe de trigo são alimentos ricos em selénio.

Alimentos Ricos em Iodo

Sendo também um elemento residual estimula as hormonas da tiroide. Derivados do mar como peixe fresco e algas contêm elevadas quantidades de iodo. Sal iodado também é uma excelente fonte de iodino, no entanto lembre-se que o consumo excessivo de sal pode levar à tensão arterial alta.

Alimentos Ricos em Proteínas

Aproximadamente 20% de nosso corpo é proteína, e para assegurar que sua tiroide funciona bem, sua dieta deve incluir proteína branca de qualidade. Alguns exemplos: peixe, carne branca e de aves.

Alimentos Ricos em Vitaminas

As vitaminas, em particular a vitamina C e B devem fazer parte de sua dieta para assim manter as hormonas tiroideias sob controlo. Estas vitaminas encontram-se em alimentos comuns como cenouras, cereais, peixe, laranjas e bananas.

Alimentos Ricos em Fibras

O aumento de peso está diretamente ligado a pessoas que sofram de hipotiroidismo, se ingerir fibras poderá controlar seu aumento de peso. Vegetais de folha verde, fruta fresca e cereais são excelentes fontes de fibra e devem se incluídos em sua dieta diária.

Consumo de Água

Beber água é essencial para lidar com hipotiroidismo. Deve beber pelo menos 2 litros de água por dia e além de melhorar o funcionamento da tiroide também melhorará seu metabolismo.

Dieta Para Hipotiroidismo: Alimentos a Evitar

Se sofre de hipotiroidismo deve evitar determinados alimentos que comprometam o funcionamento de sua tiroide. Estes alimentos são denominados por alimentos iatrogénicos, fazendo parte o pêssego, pera, morango, rábano, mostarda, couve-flor, batata-doce, canola, brócolos.

Também deve evitar álcool, comida de plástico bem como outras comidas ricas em açúcar, amido e gordura. Todos os carbohidratos devem ser de fontes naturais. Comidas processadas e refinadas não devem fazer parte da dieta.

Agora já sabe quais os ingredientes a incorporar em sua dieta para hipotiroidismo bem como os que deve evitar. Além destas indicações também deve praticar exercício físico regularmente e ter um estilo de vida ativo.

Coloque suas dúvidas e opiniões!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>