Diferença Entre Oftalmologista e Optometrista

Muitas pessoas se veem confundidas com estas duas profissões, principalmente por não saberem o que faz cada uma e por existirem algumas semelhanças. A diferença entre oftalmologista e optometrista é grande; o ponto em comum entre ambas é que têm por base de trabalho os olhos e a visão. A diferença acaba por ser bem visível e facilmente explicável.

Diferença Entre Oftalmologista e Optometrista

Oftalmologistas

Nesta profissão o especialista concentra-se na saúde dos olhos, capacidade de visão, doenças e condições que podem acontecer na zona visual.

Cuidar da saúde dos órgãos da visão é o objetivo deste profissional e o motivo pelo qual se especializou. Este pode diagnosticar e prescrever óculos ou lentes de contacto para o doente que necessite, para corrigir algum problema de visão, ou mesmo prevenir.

O oftalmologista pode ainda realizar procedimentos cirúrgicos nos olhos ou em qualquer parte próxima deles quando necessário.

Resumindo, um oftalmologista acede, diagnostica, trata, corrige e atua sobre as várias condições do olho sempre que necessário.

A cirurgia oftalmológica é uma subespecialidade que o médico oftalmologista tem de tirar para poder efetuar os procedimentos cirúrgicos. As cirurgias aos olhos podem ser complicadas – implantes da retina – ou simples – remoção de corpos estranhos.

Optometristas

Estes profissionais também se concentram nos olhos e visão dos pacientes. No entanto as diferenças residem no menos número de práticas a realizar; os optometristas podem cuidar de algumas doenças, quando estas estão diagnosticadas corretamente, algumas são (mas não apenas):

  • glaucoma
  • doenças na retina
  • cataratas
  • efeitos secundários de outras doenças não ligadas aos olhos mas que afetam a visão

O optometrista pode ainda examinar o estado da visão do doente e prescrever tratamento adequado para alguma deficiência que possa encontrar. No entanto estas apenas incluem a hipermetropia, miopia e estigmatismo. Os tratamentos para essas condições passam pela prescrição de óculos ou lentes de contacto.

Este profissional pode ainda realizar pequenos procedimentos cirúrgicos como a remoção de corpos estranhos que estejam presos no olho.

A diferença entre oftalmologista e optometrista reside essencialmente no espetro de responsabilidades de cada um. Tanto um como outro necessitam de uma formação profissional avançada, e de passar em exames que os certificam para a profissão.

Escolher Oftalmologista ou Optometrista?

Apesar de todas as diferenças e semelhanças, existem ainda outros especialistas que podem indicar qual o profissional a contactar, se o optometrista ou oftalmologista. O paciente deve consultar um oftalmologista quando suspeita estar a sofrer de algo que afete a condição do olho e não possa ser corrigido apenas pela prescrição de óculos ou lentes de contacto. Por outro lado o simples diagnóstico e avaliação da capacidade de visão podem ser feitos apenas pelo optometrista sem qualquer envolvimento de outro profissional.

Em muitos casos ambos os profissionais podem trabalhar em parceria para resolver os problemas do doente. Alguns optometristas podem ainda recomendar ao doente, se acharem que existem necessidade de consultar, a ida a um oftalmologista.

Coloque suas dúvidas e opiniões! (10 Comentários)

  1. Margarida Domingues

    14 Maio, 2012 at 16:04

    Está correcto! A diferença simplificando, é que ambos podem prescrever óculos e lentes de contacto, mas só um poderá tratar da saude ocular, que é o oftalmologista. Muitas pessoas consideram que a miopia, o astigmatismo e a presbiopia são doenças e está incorrecto, pois são apenas alguns defeitos na geometria dos nossos olhos, que tanto o optometrista ou oftalmologista estão habilitados, e ambos são cursos superiores. Simplesmente, quando existe uma situação de catarata, alguma cirurgia, conjuntivite, ou algo relacionado com a saude dos olhos, será sempre do âmbito oftalmológico, pois trata-se de saúde, e aí o médico será o indicado. Para correcções visuais, como já foi referido, o optometrista está credenciado.

  2. RM

    14 Maio, 2012 at 20:43

    Santo Deus… que escreveu isto deve ter tirado a formação onde?
    Aprendam… e depois sim, expliquem! Obrigado!

    • Paula Pinho

      21 Junho, 2013 at 9:49

      onde é que está o erro?

    • ana

      31 Outubro, 2013 at 17:43

      Explica tu

  3. Colaboradores

    14 Maio, 2012 at 21:42

    @Margarida Domingues, obrigado pelas palavras.

    @RM, poderá explicar-nos o que está de errado, sff. Obrigado.

  4. cristiano fernandes

    30 Agosto, 2013 at 23:36

    boa explicação.

  5. SofiaM

    16 Outubro, 2013 at 21:30

    Existem de facto erros na explicação acima que deverão ser corrigidos para não transmitir ideias erradas.

    Oftalmologia é uma especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e tratamento de patologias do sistema visual. A cirurgia não é uma “sub-especialidade”, sub-especialidades oftalmológicas são por exemplo: Retina,Pediátrica, Implanto-Refractiva, etc. Todo o oftalmologista executa cirurgias. É de sua competência a avaliação da “saúde ocular”, identificação de patologias e aconselhar o melhor tratamento possível.

    Optometria é um ramo da Física aplicada às Ciências da Saúde que visa a detecção e correcção de defeitos refractivos e resolução de anomalias do sistema visual com recurso a ajudas ópticas não invasivas, isto é óculos, lentes de contacto, terapia visual, etc. É da sua competência a avaliação do “sistema óptico/visual”, identificação de anomalias e aconselhar a melhor correcção visual possível.

    Ambos os profissionais se concentram no mesmo sistema, o visual, no entanto cabe ao médico oftalmologista debruçar-se sobre as patologias visuais e ao optometrista debruçar-se sobre os erros refractivos/ametropias dos utentes.
    Cada vez mais estes dois profissionais trabalham em conjunto para que seja oferecido aos utentes um melhor e mais completo serviço.

    • rubem

      22 Junho, 2014 at 13:14

      muito bem!!!!

  6. 31 Janeiro, 2014 at 13:26

    Estigmatismo incorrecto. Astigmatismo será a forma correcta. Além dessas ametropias existe outra bastante importante que se designa como presbiopia.

  7. rubem

    22 Junho, 2014 at 13:13

    q presbiopia nao é um defeito refractivo caro Bé

Coloque suas dúvidas e opiniões!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>