Como Tratar Os Pés Mal Cheirosos?

Imagine que você está a passear num centro comercial e vê uns sapatos que gosta muito numa sapataria. Entra, dá uma olhadela, e decide experimentar. O dia está um pouco quente. Chama a empregada e pede o seu número. Esta procura, e depois de encontrar o sapato certo, ajuda-a a calçar. Entretanto você descalçou o seu sapato, e você dá-se conta que a empregada faz um esgar de desagrado discreto perante o odor libertado. Um pouco humilhante, não concorda? Esta é apenas uma situação entre muitas onde o mau cheiro dos pés pode ser embaraçoso. Assim, neste artigo iremos abordar algumas dicas de como prevenir, tratar e curar o mau cheiro dos pés.

Como Tratar Os Pés Mal Cheirosos?

Quais As Razões Do Mau Cheiro Proveniente Dos Pés?

Basicamente, este problema tem duas origens: a humidade e as bactérias e fungos. E normalmente, a humidade cria condições para o aparecimento e multiplicação destes seres vivos. Agora imagine milhares de bactérias a produzir ácidos orgânicos, com um odor muito forte, nos seus pés. Obviamente que o cheiro deles emanado não pode ser agradável. Existem ainda outras causas, menos comuns, como infeções ou problemas hereditários.

O mau cheiro nos pés é algo muito comum, e as pessoas têm várias respostas a este problema. Há aqueles que de tão habituados, nada fazem. Há outros que levam a situação um pouco mais a sério. No entanto, uma coisa é real. Cada um, se levar algumas destas dicas avante, facilmente poderá resolver esse problema.

Antes de mais, se possível, deve consultar um médico especialista, principalmente se o seu problema for crónico. Nestes casos, uma solução é lavar diariamente os pés com um sabonete antibacteriano. Dessa maneira, os seus pés estão sempre livre de bactérias e fungos. Nunca esquecer a fundamental secagem. Com humidade, os seus pés estarão a convidar à entrada das bactérias e fungos.

Ideias Para Tratar do Mau Cheiro nos Pés

  • Uma das coisas que faz bem a tudo no seu corpo é beber muita água. E como tal, neste problema não é exceção. Se beber uma quantidade adequada de água, estará a combater o odor corporal mais intenso.
  • As suas meias devem ser de algodão, e não de materiais sintéticos. Desta maneira, a sua capacidade de absorção do suor é muito maior.
  • Sempre que pode, em casa, uma ótima solução é lavar os pés e andar descalço. Andar de sandálias é também uma excelente forma de manter os pés frescos.
  • Uma receita caseira para o mau cheiro é lavá-los com chá verde. Depois de um dia de trabalho, vai ver que, além do cheiro desaparecer por completo, também será um bom calmante.
  • Durante o banho, use bicarbonato de sódio juntamente com um pouco de vinagre. Com esta solução, irá desinfetar os seus pés, além de atenuar o cansaço.
  • Use um spray desodorizante nos seus pés, e prevenirá o suor que ajuda a causar o mau odor.
  • Um sapato, ao fim de um dia de uso, está húmido. Assim, e para que não se criem condições para o aparecimento de bactérias e fungos, deve no dia seguinte usar outro par de sapatos, permitindo aos primeiros secar por completo antes de voltarem a ser usados.
  • Outra forma de prevenir o mau cheiro nos pés, é pulverizá-los de quando em quando com amido de milho em pó.
  • Outra receita caseira usando produtos naturais é o sumo de nabo ou o sumo de rabanete. Esfregue com um destes sucos os seus pés, e devido ao seu poder desodorizante, irá combater o mau odor.
  • Os profissionais costumam usar parafina como tratamento para o problema. Depois de derretida a cera, esta irá ser colocada na planta do pé.
  • Acredita-se que o gengibre tem também potencialidades no tratamento do mau cheiro nos pés. Assim, pensa-se que lavar os pés com gengibre esmagado na água terá um efeito muito benéfico no tratamento deste problema.
  • Outro tratamento possível é deixar de ingerir qualquer açúcar refinado ou álcool durante uma semana. Este tratamento serve no fundo para diagnosticar se estas substâncias têm ou não influência neste problema.
  • Pode também usar um sabonete antibacteriano apropriado para a acne. Além de combater as bactérias, ajuda também a libertar as toxinas produzidas pelo seu corpo.
  • O zinco é um mineral que ajuda a combater o mau odor. Assim sendo, um suplemento de zinco é capaz de ser uma boa ideia.
  • Por fim, se incluir a salsa e os coentros na sua alimentação, terão também uma influência benéfica.

Coloque suas dúvidas e opiniões!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>