Sítio da Mulher

Como Tratar de Problemas Nos Pés?

Os nossos pés têm muito com que se preocupar. Não só são o nosso meio de locomoção, em que podem dar mais de 10 000 passos diários, são também um veículo de diversos males: suor, mau-cheiro, verrugas, calos…

A maioria das mulheres e homens que sofrem de problemas nos pés podem estar a usar o tipo de sapato errado demasiado tempo e a não cuidar adequadamente dos seus pés.

Veja uma lista de alguns problemas nos pés mais comuns e como os tratar.

Calosidades – o Que São?

Como Tratar de Problemas Nos Pés?

Camadas de pele espessas que se desenvolvem nas zonas dos pés com mais osso, nomeadamente nas articulações. São provocadas por sapatos que não se adequam aos seus pés, que fazem com que o pé esteja apertado e a roçar no sapato.

Tratamento: se o calo for muito doloroso o melhor é ir ao médico, para os remover ou em casos mais sérios encontrar uma sola ortopédica para o seu sapato e corrigir o desequilíbrio enquanto anda.

Prevenção: evite os sapatos demasiado apertados ou com saltos alto, que comprimem as áreas sensíveis do pé, ou aqueles demasiado largos, que fazem o pé andar à solta dentro do sapato e assim roçar no mesmo. Se detetar sinais de pele endurecida, remova-os com pedra-pomes.

Joanetes – o Que São?

Como Tratar de Problemas Nos Pés?

São crescentes ósseas dolorosas (conhecidas como inchaço ósseo) na base do grande dedo do pé, que podem ser resultado da compressão no pé. Os joanetes podem ser hereditários.

Tratamento: podem comprar umas almofadas ortopédicas que ajudam a aliviar a pressão sobre o dedo grande, juntamente com umas palmilhas ortopédicas feitas à medida. Em casos mais severos a cirurgia é o método indicado para remover os tecidos inchados (inflamados) e parte do osso.

Prevenção: certifique-se de que os seus sapatos não esmagam os dedos dos seus pés. Deve haver espaço suficiente entre os dedos e o fim do sapato. Evite salto-altos acima de 2cm, pois fazem com que os dedos do pé sofram uma grande compressão.

Verrugas – o Que São?

São sinais provocados por uma infeção viral, normalmente encontradas na sola dos pés ou entre os dedos. Podem começar com uma zona de pintas pretas que se desenvolvem para uma grande zona castanha com pele seca. Podem existir outros tipos de verrugas, o importante é verificar a pele por mudanças.

Tratamento: se a verruga não doer, é melhor deixá-la e deixar o sistema imunitário tratar dela – ou pode optar por diversos tratamentos, falando com o seu médico. Se for uma verruga muito grande e doer pode ser necessário medidas para matar o vírus.

Prevenção: as verrugas podem ser apanhadas em contato com o vírus, que se podem encontrar em piscinas e duches comuns, por isso tenha atenção aos locais onde colocar os pés até ir para a água.

Pé de Atleta (Micose) – o Que É?

Como Tratar de Problemas Nos Pés?

É uma infeção fúngica que provoca edema, comichão na pele entre os dedos, que acaba por quebrar ficando feridas. Pode ter um cheiro desagradável e as unhas podem ficar infetadas, endurecidas e castanhas.

Tratamento: Converse com o seu médico para decidirem o melhor tratamento.

Prevenção: Mude as meias ou collants diariamente, e não use os mesmos sapatos duas vezes seguidas. As sandálias também podem ajudar pois permitem a circulação de ar entre os dedos do pé. Seque a região entre os dedos do pé após o banho/duche para remover possíveis fungos.

Pé Chato – o Que É?

É uma queixa comum de quem fica sem o arco natural que o pé faz e fica raso. Pode ser doloroso e provocar calosidades.

Tratamento: envolver o alivio da doe e uso de palmilhas especiais. Ou mesmo a cirurgia.

Prevenção: evite os saltos alto durante largos períodos. Estes fazem com que os tendões encurtem e o tornozelo não dobre corretamente, e os tendões no arco tentarão compensar e podem quebrar.

Crescimento das Unhas – o Que É?

Quando as unhas crescem em demasia lateralmente, ficando embutidas na pele, tornam-se dolorosas.

Tratamento: humedecer os pés em água salgada para prevenir a infeção e reduzir o inchaço. Não corte a unha, vá falar com um médico. Se os dedos infetarem, podem ter de remover a unha.

Prevenção: não corte as unhas muito curtas, siga o corto do dedo do pé e retire as pontas afiadas. Evite sapatos mal adaptados ao seu pé.

8 Comments

  1. Lisa Rodrigues

    29 Junho, 2012 as 11:47

    Gosto deste tema e gostaria de ter mais infomaçao sobre o assunto.

  2. Cristina Oliveira

    11 Julho, 2012 as 16:53

    Que tal procurar um podologista, onde este, sem dúvida alguma, lhe explicará todos estes e outros temas, sem deixar mitos, dúvidas ou crenças por esclarecer.

  3. Renata Pizarro

    11 Julho, 2012 as 16:54

    Problemas nos pés, contactar um PODOLOGISTA! profissional licenciado em podologia que estuda, trata, previne e diagnostica os problemas dos pés e suas complicações no organismo humano.Abrange alterações das unhas, pele, musculos, articulaçoes…

  4. Ferreira Sofia

    11 Julho, 2012 as 16:55

    se tiver um problema nos pés, procure um podologista, são os profissionais credenciados para tratar patologias nos pés. :D

  5. Teresa Batista

    6 Agosto, 2012 as 22:34

    Para tratar a pele seca pode usar, durante o dia, o creme extra hidratante Mary Kay , e durante a noite, o creme extra emoliente Mary Kay.

  6. Teresa Batista

    6 Agosto, 2012 as 22:38

    Para controlar o mau cheiro pode usar o spray corporal com extratos de Bambu ou Chá Vermelho e figo da Mary Kay.

  7. Teresa Batista

    6 Agosto, 2012 as 22:38

    Para mais informações poderá contactar-me. Obrigado.

  8. Sandra Reis

    12 Agosto, 2012 as 1:28

    Ir ao podologista ajuda!

Fazer um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>