Como emagrecer depois da gravidez – 5 dicas práticas

Todas as mulheres ganham peso durante a gravidez e, depois de dar à luz, uma das preocupações em relação ao seu aspeto físico é como emagrecer. Perder os quilos extra que  ficam depois de ter um filho não é fácil, especialmente devido ao stress emocional que a mãe vive. Qualquer médico que a acompanhou lhe dirá que vai conseguir voltar ao seu peso pré-gravidez em poucos meses, mas para isso acontecer precisa de ter em atenção duas coisas: o que come e o quanto se exercita. O exercício é fundamental nesta fase da sua vida.

Se quer saber como emagrecer, basta eu lhe indicar indicar algumas palavras chave: exercício, alimentação correta e amamentação (se puder amamentar o seu bebê).

Como emagrecer depois da gravidez   5 dicas práticas

[circulo]1[/circulo]

Emagrecer com alimentos saudáveis

Abra espaço na sua despensa e no seu freezer para novos alimentos. Vai enchê-los de comida saudáveis pois depois de ser mãe, o seu corpo vai exigir mais nutrientes e outros alimentos para providenciar o melhor ao seu bebê. Alguns desses alimentos saudáveis são:

  • Peixe rico em omega 3 – são os melhores o salmão e o atum (em lata)
  • Leite e iogurtes – ricos em cálcio para fortalecer a sua estrutura óssea
  • Feijões – com muita fibra e proteína e baixos em gordura, ajuda o seu corpo a manter-se saciado por mais tempo
  • Carnes brancas (perú, frango) – ricos em proteínas magras

O ideal é escolher alimentos ricos em proteínas magras, fibras e/ou omega 3. O ómega 3 ajuda a desenvolver o cérebro do recém-nascido quando este é amamentado, é recomendado por grande parte dos médicos.

Veja o artigo produtos naturais para emagrecer.

[circulo]2[/circulo]

Não faça dietas rigorosas

Depois de dar à luz o seu corpo está extremamente vulnerável devido ao stress. Evite fazer dietas rigorosas e regresse a uma alimentação saudável (ver dica número 1). Fazer uma dieta rigorosa irá aumentar os seus níveis de stress e pode afetar o seu bebé. Se fizer uma dieta, consulte o seu médico para conseguir a aprovação de parte dele.

Prepare alguns snacks saudáveis para ter sempre disponíveis, como por exemplo:

  • Fatias de de algumas frutas (maçã, por exemplo)
  • Bolachas de trigo
  • Palitos de cenoura
  • Entre outros

[circulo]3[/circulo]

Faça exercício físico

É importante fortalecer o seu corpo e queimar calorias. Aposte em treinos de força e resistência, mas não os leve até à exaustão. Crie horários regulares para o exercício físico diário e, se possível, seja acompanhada por um treinador. Una sempre o exercício físico à alimentação saudável.

Faça cardio

Caminhe muito e quando se sentir preparada avance para corridas ligeiras. O importante é alongar muito bem os seus músculos com exercícios de aquecimento para não se lesionar.

Faça como as celebridades

Maior parte das celebridades querem emagrecer depois da gravidez para poder regressar ao trabalho rapidamente. Faça como elas: aposte no exercício físico. Existe um artigo muito bom escrito em inglês para quem quer saber como as celebridades fizeram para emagrecer depois da gravidez. Veja o artigo aqui.

[circulo]4[/circulo]

Amamente o seu bebê

Muitas pessoas defendem que amamentar o bebê ajuda a perder a algum do peso ganho após a gravidez. Não existe nenhum estudo científico que comprove este fato, mas esta teoria é seguida por muitas celebridades que querem emagrecer após dar à luz. Se amamentar o seu bebê tem espaço para comer mais 300 calorias por dia, mas não aproveite para junk food, coma sempre alimentos saudáveis (ver dica número 1).

Além disse, os bebês que bebem leite da mãe, têm o seu sistema imunitário mais reforçado que os outros e têm outras vantagens na saúde.

[circulo]5[/circulo]

Mantenha-se hidratada

Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia está provado que ajuda a acelerar o metabolismo e mantém-na hidratada. É uma das dicas que os médicos dão a todas as “novas mães” e que eu recomendo igualmente. Tenha sempre uma garrafa de água a seu lado para não se esquecer de a beber.

Siga estas dicas e é garantido que vai emagrecer depois da gravidez. Mas aconselho sempre a visitar o seu médico antes de iniciar um plano alimentar para ele lhe dar mais informações sobre como emagrecer.

Coloque suas dúvidas e opiniões!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>