Como Controlar a Hipoglicémia (Baixa de Níveis de Açúcar no Sangue)?

Como Controlar a Hipoglicémia (Baixa de Níveis de Açúcar no Sangue)?

Os sintomas de baixo açúcar no sangue, também conhecido por hipoglicémia, são caracterizados por:

  • exaustão,
  • dores de cabeça,
  • suor, tonturas,
  • falta de concentração
  • fome.

Se tem algum destes sintomas deve fazer uma visita ao seu médico.

Existem várias formas de controlar a hipoglicémia, que também é provocada pela medicação da diabetes ou por uma reação anormal do corpo para aumentar os níveis de açúcar. Quando o nível de açúcar no sangue não estabiliza a sua condição de saúde fica instável e mais suscetível. Controle a sua hipoglicémia com as seguintes dicas:

Evite a Cafeína

A cafeína tem efeitos negativos sobre o corpo, devido aos seus efeitos estimulantes e aditivos. Quando o seu corpo ingere cafeína as hormonas de tensão são ativadas, levando à libertação de mais glicose. Isto leva a um aumento dos níveis de açúcar, ativando o pâncreas a segregar insulina. Resumindo, a cafeína altera o sistema químico do seu corpo em várias formas.

Ingira hidratos de carbono

A maioria das comidas que ingerimos é confecionada com açúcares simples. Uma colher de sopa de açúcar ou um gelado podem aumentar os seus níveis de açúcar rapidamente. Há pessoas que toleram o aumento rápido dos níveis de açúcar, outras não. As pessoas com hipoglicémia reativa sofrem de diminuição de níveis de açúcar após ingerirem doces, isso acontece devido ao aumento rápido de glicose no sangue. Para evitar há pessoas que devem comer hidratos de carbono, cujas ligações de açúcar não são quebradas facilmente e são absorvidas mais estavelmente pela corrente sanguínea.

Verifique os níveis de açúcar no sangue

Se tem diabetes é necessário manter os níveis de glicose controlados. Diabéticos sob medicação são mais suscetíveis a mudanças de níveis de açúcar no sangue. As medicações com insulina podem diminuir os níveis de açúcar, conduzindo a uma situação de hipoglicémia não controlada. Por isso, se sofre de diabetes, controle os seus níveis de glicose regularmente e tome a medicação receitada e de acordo com as instruções de toma do seu médico.

E você tem os níveis de açúcar no sangue controlados?

Coloque suas dúvidas e opiniões!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>