chá verde é uma excelente bebida para começar o dia. É um chá constituído em parte por cafeína e que ajuda a perder aquilo que todos nós queremos perder… perder barriga. É considerado por muitos um autêntico caso de sucesso pois existem estudos que conseguem mesmo comprovar que o chá verde é óptimo para a sua saúde e que pode mesmo ajudar a perder aquelas gordurinhas chatas (mais sobre isso em baixo). No entanto convém lembrar que não é uma substância inócua e que antes de consumir chá verde para emagrecer deverá mesmo consultar o seu médico de família.

Antes de avançar para o tema proposta, veja em que situações o chá verde é recomendado (para ver o poder deste chá):

  • Artrite Reumatóide
  • Cancro
  • Problemas cardiovasculares
  • Colesterol elevado
  • Obesidade
  • Infecções
  • Entre outras

Os chineses utilizam o chá verde como forma de tratamento das enxaquecas, depressões, etc. É considerado por eles um remédio antigo com capacidades curandeiras. Num livro escrito por Nadine Taylor, a escritora refere que este chá já é utilizado na cultura chinesa como medicina há mais de 4.000 anos!

Aviso: consulte o seu médico antes de consumir este chá.

chá verde

Chá verde – onde comprar?

Em grande parte dos supermercados e mercearias já é possível encontrar saquetas de chá verde à venda e até alguns preparados de chá verde. Na minha opinião, quando quiser comprar este chá deverá dirigir-se a um ervanário (procure um aqui) e comprar as folhas do chá e fazer directamente a partir delas. Isto porque assim vai estar a consumir o produto no seu estado mais próximo do natural, sem adições químicas (e além disso estará a ajudar o comércio tradicional).

Se comprar preparados de chá verde recomendo que se mantenha o mais longe possível dos químicos (conservantes e adoçantes artificiais), como tal, faça uma pesquisa aprofundada de todos os rótulos que encontrar. As saquetas de chá verde podem ser utilizadas, mas para conseguir o máximo deste poderoso chá recomendamos as folhas.

Como preparar o chá verde

Dizem os especialistas que o chá verde não deve ser preparado de qualquer forma. Se não preparar da forma correcta poderá estar a desperdiçar algumas propriedades fundamentais.

  • Aqueça a água até esta entrar em ebulição
  • Assim que entrar em ebulição retire do lume sem deixar ferver
  • Coloque na panela as folhas do chá e tape com o testo durante cerca de seis minutos
  • Utilize um coador para transferir o preparado para uma caneca

As quantidades recomendadas para a sua preparação são duas colheres de sopa para cada litro de água ou então uma saqueta para essa mesma quantidade de água.

Conselhos para obter o máximo do chá verde

  • Não aqueça um preparado já frio. Faça apenas a quantidade que vai consumir e sempre que quiser beber prepare uma nova caneca
  • Armazena as folhas longe do sol, se preferível num local seco
  • Consuma este chá como um chá de meditação: beba pequeno goles de cada vez e seja paciente (não queira beber tudo de repente)
  • Beba, no máximo, entre 2 a 5 vezes por dia (consulte o seu médico para saber a dosagem máxima) se quer emagrecer
  • Não adicione açucar ou adoçantes artificiais

O que dizem os estudos?

Em 2011 foi feito um estudo com ratos de laboratório para testar os efeitos do chá verde. Foram escolhidas duas populações em que a cada uma se dariam refeições altamente calóricas sendo que uma seria acompanhada por doses de extracto de chá verde, outras não. Os resultados consistiram em um ganho de peso mais lento para a população que consumia chá verde.

Outro estudo levado a cabo no Japão em 2007 trouxe ao público que o chá verde ajudaria pessoas com gordura intra-visceral (aquela gordura que fica entre os orgãos, que geralmente faz com que as pessoas fiquem com uma barriga grande dura) a adelgaçar a sua linha abdominal mais rapidamente, com resultados a aparecerem em cerca de 12 semanas. Pode ler mais sobre estudos neste site.

O veredicto final – o chá verde vale a pena?

Na minha opinião este chá, além de na teoria fazer muito bem à saúde e ajudar a emagrecer, é muito saboroso e dá um impulso grande na energia que preciso para levar um dia a cabo. Além disso faz-me sentir mais próxima da cultura mais oriental. Sinto-me um autêntico “monge” quando dou por mim a beber uma caneca de chá, lentamente, a meditar sobre a vida. Lembre-se que a nossa saúde mental também é importante.

E o leitor, já pensou em recorrer ou já recorreu a este chá verde para emagrecer?

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo perder peso rapidamente
Próximo artigoTratamento Caseiro Para Celulite

3 COMENTÁRIOS

  1. […] que pode fazer é, se tiver essa possibilidade, beber um pouco de chá verde. Veja o nosso artigo para conhecer as vantagens de o […]

  2. Hortense

    Atenção a quem tem tensão alta ou propensão a isso o chá verde tem cafeína que pode ser prejudicial neste caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here