O Que Acontece ao Seu Corpo Quando Perde 5kg

Existem vários benefícios em perder 5kg, desde ter um coração mais saudável a sentir-se melhor com algumas peças de roupa. Mas já alguma vez se perguntou o que acontece ao seu corpo quando perde esse peso?

O Que Acontece ao Seu Corpo Quando Perde 5kg

De acordo com uma especialista em perder peso (do Centro Médico de Pittsburgh) o que acontece ao nosso corpo quando perdemos 5kg depende de vários fatores:

  • o sobrepeso que tinha
  • quão rápido perdeu o peso
  • tipo de dieta que fez para perder peso

O nosso corpo é essencialmente feito de água, e claro, gordura e músculo. Quando fazemos dieta estamos a restringir a ingestão de calorias ou a cortar numa categoria alimentar, como os carbonos. Por esse tipo de dieta é possível ver a balança perder entre 2 a 5kg numa semana, mas na verdade isso não se deve à eliminação de gordura real, é apenas água. Assim para perder peso é mais saudável reduzir as calorias e manter-se ativa, tendo uma perda de peso mais lenta e gradual, além de saudável.

Em qualquer dieta, após se ter perdido peso em água, o que se perde de seguida será gordura ou músculo. Mas claro que idealmente apenas queremos perder gordura, e não músculo. Ao perdermos músculo o nosso metabolismo desacelera, pois o músculo queima mais calorias que gordura, e fica mais suscetível a perder massa óssea, ficando com o sistema imunitário diminuído.

Apenas com uma dieta equilibrada em que inclua proteínas suficientes (construtoras de músculo) e que não a faça perder peso muito rápido (consumir algumas calorias chega) e incluir uma rotina de exercício físico de resistência é que irá perder peso e manter a massa muscular, eliminando a gordura.

Portanto, para perder peso de forma saudável, com uma dieta equilibrada e exercício físico, e após a perda de algum peso em água é que as células gordas começam a diminuir. Mas tenha atenção pois não está a perder as células gordas, elas apenas reduzem de tamanho, ficando com menos gordura, e quando ganhamos peso (através das calorias ingeridas) elas aumentam.

A maioria das mulheres tende a ter a maioria do seu peso na cintura, por isso é o primeiro local onde começam a perder gordura. Ao contrário de perder músculo, perder gordura não afeta o seu metabolismo, mas tem de ter mais cuidado com o que come apos perder peso.

Outro ponto a ter em conta, não se sabe bem porquê, mas quando perdemos peso as várias hormonas que controlam a fome e desejo de comer estão mais ativas, fazendo com que volte ao ponto inicial, logo há que resistir a esses desejos.

Por outras palavras, se pretende manter o seu peso, digamos de 60kg, terá de ingerir menos calorias do que alguém que já tem 60kg e apenas quer manter o seu peso.

Não parece justo, certo? Mas vale a pena. Além de se sentir melhor, perder 5% do seu peso corporal tem um impacto positivo na sua saúde. Pode reduzir o risco de diabetes, hipertensão e doenças cardíacas.

Coloque suas dúvidas e opiniões! (3 Comentários)

  1. Laura Santos

    21 Novembro, 2012 at 0:54

    Se eu perdese 5 Kl ficaria linda alem de saudavel e leve….aff

  2. Dina Vieira de Castro

    21 Novembro, 2012 at 1:06

    Depende de quem perde. Há quem não possa nem deva perder peso!

  3. Emilia Lobo Martins Martins

    21 Novembro, 2012 at 15:33

    Gostaria perder 5k. ou mais…..

Coloque suas dúvidas e opiniões!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>